quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

BLOGUEIRA PAROU O CONGRESSO


Depois de enfrentar protestos em Recife e Salvador, a blogueira cubana Yoani Sánchez afirmou que teve o “dia mais louco de sua vida” após uma sessão de desagravo no Congresso Nacional, na tarde de quarta-feira (20).

Após uma chegada tumultuada, em que foi acompanhada por parlamentares e curiosos, Yoani discursou contra a censura política e disse que vem sendo satanizada desde que criou seu blog, o Generación Y. Ela criticou ainda a carestia, a escassez e a falta de liberdade para manifestação política em Cuba.
“Este é o dia mais louco da minha vida. Eu pensava uma coisa e aconteceu outra”, disse a blogueira antes de deixar o local. Yoani confirmou que tem uma agenda enorme no país, mas que não se sente cansada. Ela, que pretende voltar em breve ao Brasil, afirmou que o “brasileiro tem adrenalina, vitamina”.
Durante a sessão, em resposta ao deputado Glauber Braga (PSB-RJ), Yoani se manifestou contra o bloqueio econômico dos Estados Unidos a seu país e contra a prisão na Baía de Guantánamo. A blogueira também defendeu a libertação de cinco presos cubanos nos EUA, que estariam sem direito a visitas. “Cuba não é um partido, não é uma ideologia, não é um homem. Cuba é a diversidade, com muitas flores”, disse Yoani.
O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) voltou a cobrar explicações do governo brasileiro e do embaixador cubano sobre uma reunião em que teria sido entregue um dossiê sobre a blogueira, durante a qual teria sido preparado um esquema de investigação durante sua viagem pelo Brasil.