quarta-feira, 3 de abril de 2013

BASTIDORES DA REUNIÃO DE ONTEM NA SUDENE

A reunião da Sudene, ontem, em Fortaleza, produziu, e vai produzir, ao longo da semana, muitos murmúrios de bastidores, face ao clima fumegante entre os partidários e críticos da presidente Dilma Roussef. Neste aspecto destacam-se os ‘cidistas’ e ‘eduardistas’, adeptos dos governadores Cid Gomes(CE) e Eduardo Campos(PE), ambos do PSB, mas divergentes em torno da posição do partido dentro da base aliada do governo federal. A imprensa vem hoje repleta de pequenos ‘foguetes’ em torno da carregada de ironia reunião de ontem, na capital cearense:
Vera Magalhães - Folha de S.Paulo:  É comigo? Dilma passou toda a fala de Eduardo Campos na reunião de ontem, em Fortaleza, de costas para o pernambucano, conversando com Cid Gomes (CE). Nem nas vezes em que foi chamada pelo nome a presidente se virou para olhar para o aliado.
Lauro Jardim - VEJA: ‘’O clima azedo do polarizadíssimo PSB tomou conta da reunião da Sudene, hoje (ontem), no Ceará, com direito à presença de Dilma Rousseff. Enquanto Cid Gomes repetiu algumas vezes que só tinha a agradecer ao governo federal, Eduardo Campos tratou de botar o dedo na ferida, cobrando de Dilma socorro para o Nordeste e argumentando que a burocracia, vira e mexe, dificulta a chegada dos recursos anunciados à ponta.
Definiu um político nordestino presente à reunião:
- Cid se comportou como aliado fiel e Eduardo, como candidato.’’
Coluna Cláudio Humberto - A reunião da Sudene, em Fortaleza, serviu para a presidenta Dilma sinalizar preocupação com a força da candidatura do presidenciável Eduardo Campos no Nordeste. Ela agradou o anfitrião, Cid Gomes, que se opõe a Campos no PSB, e alfinetou à vontade o pernambucano, que ainda passou pelo constrangimento de ouvir seu pupilo, ministro Fernando Bezerra (Integração), caprichar na bajulação à presidenta. Eduardo Campos escafedeu de cara amarrada: foi o último a saber o teor do saco de bondades de Dilma e Fernando Bezerra para o Ceará.