quarta-feira, 7 de agosto de 2013

PROF. LUIZ VIEIRA FALA SOBRE CARLOS DIAS

Em um encontro casual pelas ruas de Sobral, no dia de ontem, tive o prazer de conversar com o intelectual Professor Luiz Vieira.
Quando perguntei o que anda lendo de interessante, Prof. Luis foi direto, “a dissertação de mestrado do Prof. Carlos Dias, que ele acabou de defender em Lisboa, Portugal. É uma pesquisa genial sobre a história de Sobral do início do século XX, baseado na obra Cassacos, do escritor e jornalista sobralense Cordeiro de Andrade.
É um trabalho que tem como base literária a narrativa histórica. Na minha concepção, é o melhor trabalho que Carlos Dias escreveu e uma das melhores pesquisas, já escritas sobre Sobral do início do século XX.
É um novo olhar sobre a história de Sobral, a pesquisa foi realizada da periferia para o centro, e não, do centro para periferia. Pesquisou jornais da época, resgatou no Rio de Janeiro, os raros exemplares do jornal, 0 Debate, de Cordeiro de Andrade, além de usar durante a pesquisa uma linguagem poética dentro de um trabalho científico, sem fugir das normas do cientificismo.
Vale à pena ler. Estou encantado”.
Fica então minha pergunta, interrogação deste blogueiro:

Prof. Carlos Dias Porque não temos acesso a esse trabalho?