O objetivo é levar as ações do Comitê Gestor de Enfrentamento a dengue, chikungunya e zika, a 55 municípios da Região Norte
O Governo do Estado deu mais um passo no combate ao Aedes aegypti com o fortalecimento das ações preventivas no interior do Estado. Nesta quinta-feira, 7, o Centro de Eventos de Sobral foi palco do segundo encontro do Plano Estadual de Enfrentamento ao Mosquito Aedes aegypti. A meta é levar as ações criadas pelo Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento a dengue, chikungunya e zika, a 55 municípios da Região Norte. Sobral foi a primeira cidade do interior a receber o plano que terá ações aplicadas em todo o Ceará.
A
vice-governadora Izolda Cela acompanhada do secretário da Saúde do
Estado, Henrique Javi e do prefeito de Sobral, Veveu Arruda, comandou a
solenidade de apresentação da campanha “Todos Contra o Mosquito”
para a Região Norte. Izolda reforçou a importância da participação de
todos e a contribuição com o trabalho dos agentes de endemias. “Nosso
objetivo é mobilizar todas as cidades, definir metas, monitorar, avaliar
e fazer com que possamos disseminar as boas práticas. Esse esforço é
necessário e fundamental para vencermos o Aedes aegypti. Por isso
estamos intensificando as ações de pulverização e visitas casa a casa.
Temos agora a presença do exercito nos ajudando. Precisamos qualificar
os diagnósticos nos municípios, e deixar bem claro que podemos vencer
essa batalha”, ressaltou.Durante o evento, o grupo teatral Arte Educacional Popular em Saúde chamou atenção para os perigos que o mosquito oferece, de forma bem humorada. Todos atentos às orientações feitas pelo secretário da Saúde, Henrique Javi, que fez uma apresentação sobre as causas e consequências da dengue, chikungynya e zika. “Precisamos unir forças, realizar ações preventivas e estimular essa prática. Precisamos de todos para atingirmos o resultado desejado e evitar a presença do mosquito. Ações simples, de rotina, podem evitar muitas doenças”, afirmou Henrique Javi.Ações casa a casa
- Agentes de Controle: 18 mil agentes de saúde e quatro mil agentes de endemias em todo o estado vão intensificar as ações de visita casa a casa para o combate ao mosquito Aedes aegypti, inserindo no protocolo de visita dos agentes de saúde a observação dos focos do mosquito.
- Exército Brasileiro irá instalar telas de proteção nas caixas d’água.
- Serão usadas três toneladas de larvicida na eliminação do Aedes aegypti. Já foram distribuídos aos 184 municípios - 1 Kg do larvicida trata 500.000 litros de água.
- Ação estadual: 250 pulverizadores portáteis para aspersão de inseticidas. usados na eliminação do Aedes aegypti, 33 carros fumacê, 1.366 litros de inseticida 25.000 litros de óleo de soja (solvente), capacidade para pulverizar até 17 mil quarteirões. A manutenção de estoque de óleo de soja é feita pelo Governo Estadual e inseticida fornecido pelo Ministério da Saúde.
- Qualificação das ações de controle vetorial: capacitação de laboratoristas e capacitação de 437 operadores de máquinas costais dos 184 municípios.
