terça-feira, 26 de janeiro de 2016

PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA FARÁ ALERTA SOBRE USO DA TRIBUNA

Os ânimos alterados em virtude do período eleitoral irão motivar alerta por parte da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. O presidente da Casa, deputado José Albuquerque (Pros) adianta que convocará o Colégio de Líderes após o carnaval para passar algumas orientações sobre o uso da tribuna antes e durante o período eleitoral.
Assim como em anos anteriores, o parlamentar quer evitar punições e abusos, uma vez que sabe que os deputados serão observados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e Ministério Público Eleitoral (MPE).
“Vamos ter uma reunião com o Colégio de Líderes. Já vinha fazendo um alerta desde o final do ano passado, solicitando aos deputados que os problemas discutidos na Assembleia sejam nacional, estadual e municipal, desde que seja em conjunto e não particularizado o debate”, ressaltou José Albuquerque.
Carnaval
Sem passar maiores detalhes, o parlamentar afirmou que a reunião deve ocorrer após o retorno do Carnaval, uma vez que na reabertura dos trabalhos a agenda já foi firmada. O retorno das atividades legislativas, inclusive, contará a presença do governador Camilo Santana, que pessoalmente entregará a mensagem do Executivo.
Pré-candidatos
A atenção dos deputados para o uso da tribuna, embora seja uma disputa municipal, deve-se ao fato de que alguns parlamentares devem sair candidatos, ou ao Executivo na Capital ou no interior. No caso de Fortaleza, pelo menos, cinco deputados deverão se enfrentar na eleição de outubro próximo. Os deputados Heitor Férrer (PSB), Capitão Wagner (PR), Renato Roseno (Psol) e Tin Gomes (PHS) já se colocaram como pré-candidatos. Nos bastidores, circula ainda o nome do deputado Elmano de Freitas (PT), porém o petista não confirma a sua disposição, pontuando que dependerá da decisão da legenda local.
Interior
Da atual legislatura, Júlio Cesar Filho é apontado como possível candidato a prefeito em Maracanaú, enquanto Bruno Pedrosa (PSC) aguarda definição do partido e Agenor Neto (PMDB) poderá voltar a disputar a Prefeitura de Iguatu. Caso as candidaturas se confirmem, a AL poderá ficar um espaço a mais para que os parlamentares candidatos se mostrem ao eleitor, tendo em vista as novas regras eleitorais vigentes.
De acordo com José Albuquerque, os deputados precisam ter “cuidado”, visto que as sessões ordinárias da Casa são transmitidas ao vivo e, como em outras vezes, a Justiça Eleitoral fiscaliza os pronunciamentos dos parlamentares.
Violência
Segundo Zezinho, outra preocupação na reabertura dos trabalhos da Assembleia será em relação ao número de homicídios envolvendo jovens no Estado. Na próxima quinta-feira, dia 4, será implantado oficialmente o Comitê de Prevenção e Redução de Homicídios na Adolescência. O grupo, entretanto, já realizou alguns encontros durante o recesso. A iniciativa tem apoio do Governo do Estado e coordenação técnica do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Conforme Albuquerque, o objetivo é desenvolver um trabalho de pesquisa que identifique as trajetórias de vida de jovens que foram assassinados ou praticaram homicídios no período de 2014 a setembro de 2015.
Trabalhos
O comitê irá levantar dados junto às entidades e instituições que o compõe para, em seguida, começar o trabalho de campo, o que envolve contatos com a família, a comunidade, os adolescentes e as instituições que assistem os jovens. Ao final, segundo o parlamentar, será elaborado um relatório com sugestões de políticas públicas, que será encaminhado ao Governo do Estado. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em julho deste ano.
E ainda
Presidido pelo deputado Ivo Gomes (Pros), o colegiado terá como relator o deputado Renato Roseno (Psol) e será integrado ainda pelos deputados Augusta Brito (PCdoB), Bethrose (PRP), Zé Ailton Brasil (PP), além de Rui Aguiar, representante do Unicef no Ceará, e representantes do Governo Estadual.
(Com informações do OE)