quinta-feira, 9 de março de 2017

OBESIDADE PODE CAUSAR DOENÇA RENAL CRÔNICA?

Já é consenso que a obesidade se tornou uma epidemia global. Estimativas indicam que, no Brasil, aproximadamente 50% da população esteja acima do peso ou obesa. O número preocupa porque o excesso de gordura no corpo está relacionado a uma maior propensão a uma série de problemas, entre eles a Doença Renal Crônica (DRC).
“Como se trata de uma doença silenciosa é difícil estabelecer um protocolo de sintomas que identifiquem o início de uma doença renal. A prevenção nesse caso passa principalmente por evitar outras doenças que estão associadas como a hipertensão, o diabetes e a obesidade”, destaca a nefrologista Ana Beatriz Barra, gerente médica do grupo Fresenius.
A Fresenius e o Hospital 9 de Julho apoiam a campanha mundial de conscientização “Doença Renal e Obesidade. Estilo de vida saudável para rins saudáveis”, que será realizada por diversas entidades no Dia Mundial do Rim, em 9 de março.
Segundo explica a Dra. Maria Alice Barcelos, nefrologista e coordenadora do Centro de Rim e Diabetes do Hospital 9 de Julho (H9J), ainda não está totalmente esclarecido o motivo que leva obesos a terem maior risco de DRC, mas, possivelmente, pela sobrecarga contínua de filtragem do órgão e por mecanismos que levam, por exemplo, a uma hipertensão de estruturas dentro do rim. “Em um obeso, o corpo trabalha sobrecarregado e com os rins não é diferente. Por isso, o acompanhamento renal nesta população é muito importante”, salienta a Dra. Maria Alice.