A Assembleia Legislativa vai promover, por meio do Espaço do Povo e Diretoria Adjunto Operacional, na segunda-feira (27/03), um dia de orientações práticas a usuários e servidores do Poder Legislativo, para marcar o Dia Nacional da Inclusão Digital. O Espaço do Povo é um serviço criado para os cidadãos, que podem se utilizar de 12 máquinas conectadas à internet, gratuitamente, bastando apenas comparecer à sede da AL.
A diretora adjunto-operacional, Sílvia Correia, explica que, durante todo o dia da inclusão digital, os usuários vão receber orientações sobre o uso adequado da internet. “Quando o Espaço do Povo foi criado, em 1996, pelo então presidente Cid Gomes, muitas pessoas não tinham sequer acesso à internet, mas hoje, as necessidades são outras”, acrescenta.
Conforme informa a diretora, cada usuário será abordado individualmente por um técnico que irá orientar no que for necessário. “O uso da internet é muito diverso e facilitador. Por isso, vamos procurar esclarecer desde o acesso à informação, a usar uma conta de email com segurança. Muitas vezes, quem consulta a conta não lembra de se desconectar, deixando informações vulneráveis aos demais usuários dos computadores”, observa.
Silvia Correia ressalta ainda que os funcionários da Assembleia também receberão orientações de como usar o Portal do Servidor, que produz conteúdos voltados ao pessoal da Casa. “A maioria só acessa quando é para imprimir um contracheque ou para fazer declaração de imposto de renda. No entanto, o portal conta com muitos serviços voltados a todos os trabalhadores da Casa”, pontua. Qualquer funcionário interessado poderá se dirigir ao Espaço do Povo, durante todo o dia que também receberá informações de como acessar os conteúdos do portal, conforme adiantou Sílvia Correia.