terça-feira, 1 de agosto de 2017

ABASTECIMENTO DE ÁGUA DEVE PAUTAR OS DEBATES NO SEMESTRE

O abastecimento hídrico no Ceará é um dos temas que devem pautar os debates do Plenário 13 de Maio, com a retomada das atividades da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (01/08). 
Para o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), várias questões relevantes estarão em pauta na Casa neste semestre. Dentre eles, o presidente destaca as visitas de secretários estaduais para o relato das atividades da pasta, o acompanhamento das obras de transposição do rio São Francisco e a retomada da campanha Ceará Sem Drogas. "Certamente teremos um semestre bastante produtivo, com a participação de todos os parlamentares nestas e em outras discussões", afirma.
O líder do Governo na Casa, deputado Evandro Leitão (PDT), observa que a quadra chuvosa não foi suficiente para recarregar significativamente os reservatórios de água. "Os grandes açudes continuam com nível muito baixo e essa é uma preocupação nossa", diz.
De acordo com o parlamentar, o Governo do Ceará tem tomado uma série de medidas para amenizar os efeitos da estiagem. "Há um grande e constante investimento em perfuração de poços profundos, instalação de chafarizes e sistemas de dessalinização de água, construção de adutoras, além das obras estruturantes, como o Cinturão das Águas", elenca.
No entanto, ele pondera que a transposição das águas do rio São Francisco é uma obra essencial para evitar o agravamento da atual situação. "O Governo Federal precisa garantir os recursos e dar celeridade aos trabalhos."    
A deputada Fernanda Pessoa (PR) comemora a liberação das obras de transposição do rio São Francisco. "Essa é uma notícia boa para o abastecimento hídrico do Ceará", assinala. Segundo a parlamentar, a saúde e segurança pública também devem ser evidenciadas pelos deputados na tribuna.  "O Hospital do Quixeramobim está sendo reaberto, porém devemos continuar cobrando por parte do Estado mais leitos e demais necessidades", assinala.
O deputado Moisés Braz (PT) também espera que a pauta da crise hídrica seja priorizada no Plenário da Casa de forma permanente. “Existe um conjunto de ações por parte do Governo para a convivência com a seca, mas cabe ao Parlamento estudar, apresentar e analisar soluções que garantam água para todos os cearenses”, ressalta.
Outra tema que o parlamentar salienta é a proximidade das eleições de 2018. “A discussão deve se acirrar ainda em torno dos projetos para o Ceará e o Brasil. Estamos vivendo um profundo retrocesso patrocinado pelo Governo Federal e temos que discutir alternativas melhores para o País”, pontua.
O deputado Heitor Férrer (PSB) destaca que sem obras que garantam o abastecimento de água o Ceará continuará prejudicado. "Sem a irrigação o agronegócio não existe. A transposição das águas já foi empurrada para 2018. Não podemos deixar essa cobrança de lado. É um assunto que deve estar sempre presente nos debates da Casa", aponta.
O parlamentar lamenta ainda o crescimento da pobreza no Ceará. "Somos o segundo Estado mais pobre com 61% de crianças e adolescentes vivendo na pobreza e miséria. Esse é outro assunto que não deve ser esquecido", diz.