quarta-feira, 20 de setembro de 2017

NÚCLEO DE MÍDIAS SOCIAIS DA AL APOSTA NA CONVERGÊNCIA MIDIÁTICA

O Núcleo de Mídias Sociais da Assembleia Legislativa planeja implementar, até o fim do ano, a convergência das mídias da AL e a transmissão de programas da TV (canal 31.1 e 61.3 digital) e FM Assembleia (96,7MHz), ao vivo, via Facebook. Criado em 2015, a Comunicação da Assembleia está presente em quatro das redes sociais mais visadas pela população – Facebook, Instagram, Twitter e Whatsapp.
“A Comunicação está caminhando para isso. Queremos levar o acesso a todas as pessoas, de outros estados, outros países, e a internet, via redes sociais, é o meio ideal para promover esse alcance”, avalia o coordenador de Comunicação Social da AL, jornalista Ilo Santiago Júnior.
Segundo o coordenador, a ideia inicial é começar com transmissões ao vivo do programa Narcélio Limaverde. “Ele é antenado com as redes sociais, participante ativo de fóruns e foi uma ideia que surgiu como forma de homenagear a rádio pelos seus 10 anos e presentear todos os ouvintes”, explica.
O publicitário e coordenador do Núcleo de Mídias Sociais, Rafael Alves, ressalta que essa proposta faz parte da evolução do núcleo de Comunicação da Casa. Ele lembra que, no início, em 2015, o núcleo era formado por apenas dois profissionais e com perfis no Facebook e no Twitter.
 “Atualmente trabalhamos com seis profissionais que atuam tanto na produção de conteúdo como na interação com os internautas, tirando dúvidas e informando sobre os principais acontecimentos e serviços que a AL disponibiliza”, afirma.
Sobre a convergência de mídias, Rafael Alves informa que ainda está em fase de estruturação, com a implantação de tecnologias necessárias e condições adequadas para que os profissionais realizem as transmissões.
“Vai ser mais fácil com os programas da TV, pois ela já dispõe da tecnologia que permite a transmissão via streaming, mas em breve teremos vários programas sendo transmitidos via redes sociais que estarão disponíveis para quem tiver internet em qualquer lugar”, considera.
A publicitária Kris Alves, uma das produtoras de conteúdo do portal, ressalta que, atualmente, o principal papel das mídias sociais é chamar a atenção do internauta para os veículos de comunicação da Casa.
“Postamos o início das sessões plenárias e as audiências sempre no sentido de informar sobre o que está acontecendo no momento e convidar o internauta a interagir conosco”, explica.
Além de Rafael Alves e Kris Alves, o Núcleo de Mídias Sociais da AL conta com o trabalho do profissional de Marketing Leonardo Coutinho, do publicitário Diego da Cunha, e dos designers gráficos Márcio Moreira e Walter Queiroz.