Na visita, o chefe do Executivo afirmou que vai acompanhar o andamento das intervenções hídricas todos os meses até que as duas estejam prontas
O governador Camilo Santana visitou, na sexta-feira (1º), as obras da Transposição do Rio São Francisco e do Cinturão das Águas do Ceará (CAC), na região do Cariri. Ele adiantou que vai acompanhar, nos locais, o andamento das intervenções hídricas todos os meses até que ambas estejam concluídas. As obras estão com 96,40% e 80% (Trecho I do CAC) de execução e a projeção é de que as águas do São Francisco cheguem em solo cearense até dezembro, após meses de articulação do governador Camilo Santana com o ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho.
“Tomei a decisão de visitar todo mês as obras, apesar de a Transposição ser uma obra federal. Há um compromisso da empresa de acelerar a construção a partir deste mês de setembro, garantindo que essa água chegue, no mais tardar, até dezembro”, afirmou o chefe do Executivo durante a visita.
Juntamente com o secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, o governador sobrevoou as obras da Transposição no trecho entre Jati, no Ceará, e o município de Salgueiro, em Pernambuco, com parada no município cearense de Penaforte. Depois, seguiu para as intervenções do CAC, em Missão Velha, onde visitou o túnel Veneza – a maior obra do Cinturão, com 2.322 metros de extensão, inaugurada em junho deste ano.
Por fim, Camilo Santana esteve na comunidade de Sítio Alto, no município de Brejo Santo, para percorrer parte do túnel que leva o nome da comunidade. O equipamento faz parte do Trecho II do CAC. “É o segundo túnel de Jati em direção a Nova Olinda. Estamos, aqui, no processo de conexão, de conclusão, do canal com o túnel. Esse trecho, que segue até os primeiros 53 km, vai receber as águas do São Francisco aqui no Ceará”, disse o governador.
Articulação com o Ministério
No último mês de julho, Camilo Santana visitou as obras da Transposição e do CAC com o ministro Hélder Barbalho. O governador e o titular do MIN percorreram o canteiro de obras do Eixo Norte, do Projeto de Integração do Rio São Francisco (Pisf), no município de Penaforte, que teve as atividades retomadas recentemente após cerca de um ano de paralisação. Além disso, sobrevoaram trecho do CAC, em Jati.
Camilo Santana e Barbalho se reuniram também em junho para tratar das obras da Transposição. No encontro, o ministro autorizou investimento da ordem de R$ 60 milhões para as obras do CAC.
O Cinturão vai aumentar a garantia do abastecimento humano da região do Cariri – a segunda mais populosa do Estado –, além de tornar mais eficiente a condução das vazões para 3,5 milhões de habitantes da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O equipamento já recebeu investimento da ordem R$ 853,6 milhões.