O Ceará receberá pela primeira vez o Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância, no dia 7 de novembro. Com o tema “Práticas efetivas para uma política integrada” a sétima edição será realizada, no Centro de Eventos do Ceará, com a presença da primeira-dama do Ceará, Onélia Santana. O evento é destinado a gestores e lideranças públicas das áreas de educação, saúde, assistência social, planejamento, cultura e entre outras políticas voltadas para a primeira infância.
Realizado em parceria com o Governo do Ceará, por meio do Programa Mais Infância Ceará, e a Prefeitura de Fortaleza, o simpósio é organizado pelo Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI) – uma iniciativa colaborativa formada pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Center on the Developing Child da Universidade de Harvard (CDC), Insper, David Rockefeller Center for Latin American Studies da Universidade de Harvard (DRCLAS), Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e Hospital Infantil Sabará. É a segunda vez que uma cidade do nordeste recebe o evento, que no ano passado foi sediado em Recife (PE).
O tema deste ano busca trazer um debate sobre o desenho de políticas públicas em que o indivíduo vem em primeiro lugar. “Vai ser mais uma oportunidade para os gestores e lideranças debaterem como as políticas públicas podem contribuir para promoção do desenvolvimento da criança até os seis anos”, ressaltou a primeira-dama. “O objetivo do Simpósio é fomentar a discussão de como colocar as crianças e famílias no centro das políticas públicas para desenvolvimento infantil e como potencializar uma gestão integrada entre diversas secretarias”, explica o gerente de Conhecimento Aplicado da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Eduardo Marino.