Além de instalar, no Aeroporto Internacional de Fortaleza, um centro de conexões de voos para destinos domésticos e internacionais, cuja operação começará hoje, quinta-feira, 5, a Latam anunciou nesta quarta-feira, 4, pela voz do seu CEO Jerome Cadier (foto), que aqui também operará uma Central de Distribuição de Peças para seus aviões. “É algo que movimentará, anualmente, R$ 50 milhões”, disse o principal executivo da Latam.
A fala de Jerome Cadier foi durante a solenidade que marcou, no Palácio da Abolição, o anúncio dos novos voos da Latam, partindo de Fortaleza para diversos destinos nacionais e estrangeiros. Na verdade, a operação começou no domingo passado, dia 1º de julho, com a terceira frequência para Miami (EUA). O evento foi presidido pelo governador Camilo Santana e teve a presença do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e de várias outras autoridades.
Iniciada com uma hora de atraso, a solenidade foi aberta com um breve discurso do prefeito Roberto Cláudio, que agradeceu à Latam “por ter acreditado no potencial da economia e do turismo de Fortaleza”. Ele disse que a Latam abre para ela e para a capital cearense “novas oportunidades”.
Jerome Cadier foi direto ao ponto e ressaltou a decisão do Governo do Ceará de reduzir o ICMS incidente sobre o querosene de aviação que, no Brasil, é o terceiro mais caro do mundo. Ao conceder esse incentivo, o Governo cearense atraiu as companhias aéreas que agora investem em novas malhas. “O querosene representa 40% do custo de um voo. Entender isso é importante e o governador Camilo Santana entendeu”, disse Jerome, para quem “isso só é possível quando se unem o Poder Público e a iniciativa privada”.
Ao anunciar a instalação, no Aeroporto de Fortaleza, de um Centro de Distribuição de Peças para seus aviões que voam para os diferentes estados do Norte e do Nordeste do País, o executivo da Latam ressaltou a importância dessa providência, pois representará um investimento relevante que será feito em Fortaleza.
(Egídio Serpa - DN)