quinta-feira, 11 de abril de 2019

CCJ SENADO RECOMENDA ARQUIVAMENTO DE CPI DOS TRIBUNAIS SUPERIORES

Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) realiza reunião com 15 itens. Entre eles, o PL 1256/2019, que acaba com cotas para mulheres na política.  À mesa, presidente da CCJ, senadora Simone Tebet (MDB-MS).  Bancada: senador Lasier Martins (Pode-RS); senador Alessandro Vieira (PPS-SE); senador Jorge Kajuru (PSB-GO); senador Major Olimpio (PSL-SP);  senador Marcio Bittar (MDB-AC); senador Esperidião Amin (PP-SC); senador Rogério Carvalho Santos (PT-SE); senadora Juíza Selma (PSL-MT); senador Rogério Carvalho Santos (PT-SE), em pronunciamento; senador Tasso Jereissati (PSDB-CE).   Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) recomendou na quarta-feira (10) o arquivamento do pedido de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Tribunais Superiores. O colegiado acatou o relatório do senador Rogério Carvalho (PT-SE), que recomendou não levar adiante a criação da comissão, também conhecida nas redes sociais como "CPI da Toga" ou "Lava Toga". Foram 19 votos favoráveis e 7 contrários, transformando o relatório em parecer da comissão. A decisão ainda será apreciada pelo Plenário.
Carvalho é relator do recurso à CCJ apresentado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre. No último dia 26 de março, Davi decidiu arquivar o pedido de CPI com base em pareceres técnicos emitidos pela Consultoria Legislativa e pela Advocacia do Senado, segundo os quais uma parte dos fatos usados para justificar a investigação estava fora dos limites da fiscalização do Senado. Logo em seguida, o próprio Davi recorreu de sua decisão e a remeteu para análise da CCJ, que agora decidiu pelo seu desprovimento.


O requerimento de criação da CPI dos Tribunais Superiores, apresentado pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), obteve 29 assinaturas de apoio, dois senadores a mais do que o necessário para a abertura de uma comissão parlamentar de inquérito.