segunda-feira, 26 de agosto de 2019

POLÍTICA DE ALFABETIZAÇÃO DE SOBRAL É APRESENTADA EM CONGRESSO INTERNACIONAL DE JORNALISMO DE EDUCAÇÃO


A política educacional de Sobral foi apresentada no 3º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação, em São Paulo, promovido pela Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca), nos dias 19 e 20 de agosto. No segundo dia do evento, a diretora do Centro de Educação Infantil Dolores Lustosa, Ticiane Silva, participou do painel “Alfabetização na prática: como trabalham os professores”, composto também pela professora Mirlene Barcelos, de Lagoa Santa (MG), e mediado pela repórter de educação do G1, Ana Carolina Moreno.
Abrindo o painel foi apresentado um vídeo, que mostra algumas das atividades desenvolvidas dentro e fora da sala de aula com os estudantes da rede municipal de ensino de Sobral para o desenvolvimento da leitura. “A rotina e gestão da sala de aula em Sobral é estruturada para ajudar o professor a focar no tempo pedagógico com um olhar que transforma todos os momentos em ricas oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento no âmbito da alfabetização. A criança tem o direito de aprender e consegue aprender desde que haja uma política pública de qualidade, pessoas que apostem, invistam e que possam dar continuidade ao processo”, disse Ticiane Silva.
A diretora escolar apresentou os eixos estruturantes da política educacional de Sobral (fortalecimento da gestão escolar, fortalecimento da ação pedagógica e valorização do magistério) e as estratégias adotadas pela rede como os novos documentos curriculares de Português, Matemática, Ciências e Educação Infantil, a tutoria pedagógica, o monitoramento da frequência escolar, visitas domiciliares, chamada de leitura (que acontece em todas as escolas a partir do 1° ano), observação de sala de aula e projetos de leituras desenvolvidos nas escolas, entre outros.