Dois municípios do estado do Ceará irão sediar, no início de abril, os Seminários Regionais que integram o processo de instalação formal do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Parnaíba (CBH Parnaíba). Haverá, ainda, três seminários no Maranhão e nove no Piauí.
No Ceará, os seminários serão nos municípios de Cratéus e São Benedito. No Piauí, nos municípios de Bom Jesus, Castelo do Piauí, São Raimundo Nonato, Floriano, Picos, Valença do Piauí, Teresina, Piripiri e Parnaíba, e no Maranhão, em Balsas, Timon e São Bernardo.
A realização é da Agência Nacional das Águas (ANA) e da diretoria provisória do CBH Parnaíba. O objetivo é repassar à população informação detalhada sobre o processo de instalação e formas de participação no Comitê, além da legislação de recursos hídricos, com ênfase nas atribuições e importância dos comitês de bacia para a gestão dos recursos hídricos.
O Comitê de Bacia
O CBH Parnaíba é um colegiado de natureza consultiva, deliberativa e normativa que reúne 50 representantes divididos em usuários da água, sociedade civil organizada e governo. Nele devem ser discutidos, democraticamente e com transparência, os diferentes interesses sobre os usos da água na bacia.
Sobre a Bacia Hidrográfica do rio Parnaíba
A Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba abrange uma área de 333.952 km², dos quais 20% estão inseridos no Estado do Maranhão, 75% no Piauí e 5% no Ceará, onde vivem cerca de 5 milhões de habitantes. São 277 municípios sendo 223 piauienses, 35 maranhenses e 19 cearenses.