sexta-feira, 21 de maio de 2021

RECICLOCIDADES: O PROGRAMA SÓCIO-AMBIENTAL DA CAGECE QUE TRANSFORMA VIDAS AO RECICLAR O LIXO

No sentido de reduzir os impactos negativos que o lixo provoca ao meio ambiente, há cerca de 12 anos, a Cagece vem consolidando ações sociais e sustentáveis do programa Reciclocidades, desenvolvido pela Gerência de Responsabilidade e Interação Social (Geris).

Combinando a responsabilidade social com a ambiental, o programa promove a inclusão social através da transformação de materiais que iriam para o lixo, atualmente, já se somam mais de 22 grupos produtivos criados e mais de 20 mil pessoas beneficiadas. O Reciclocidades atua, principalmente, por meio de oficinas educativas focadas em homens e mulheres maiores de 16 anos, em situação de baixa renda ou em condição de vulnerabilidade social.

Se para uns, o destino final de determinados materiais é o lixo, o programa ensina que os ciclos se reciclam. Jornais, garrafas pet, retalho de tecidos e papelões se transformam em carteira, porta acessórios, brinquedo e o que mais a imaginação permitir. As transformações não se limitam apenas aos materiais, a vida de milhares de pessoas também é modificada pelo Reciclocidades.

O programa não se limita apenas aos grupos produtivos. As colaboradoras também realizam oficinas pontuais com diversos assuntos relacionados a sustentabilidade e inclusão social, além de participarem de eventos, como feiras e exposições. 

A pandemia mudou o curso de alguns planos, mas como estão acostumadas, elas criaram novas oportunidades. O monitoramento dos grupos produtivos continua de forma remota e as artesãs desenvolveram produtos que atendessem a necessidade do momento, como máscaras e porta máscaras. Agora, a ideia é ganhar mais espaço no ambiente virtual para dar mais visibilidade ao programa, além de visarem a expansão física do Reciclocidades, levando o projeto para outras cidades do estado e, assim, ampliar a sensibilidade para os temas abordados.

Para comemorar o dia internacional da reciclagem, em 17 de Maio, o shopping Riomar convidou o Reciclocidades para expor alguns dos materiais produzidos pelo programa.