terça-feira, 14 de novembro de 2023

ANDRÉ FIGUEIREDO DIZ QUE CIRO PODE CONCORRERA GOVERNADOR


deputado federal André Figueiredo, presidente nacional interino do PDT, comentou o futuro eleitoral de Ciro Gomes. O ex-ministro é cogitado como eventual candidato a deputado federal em 2026, conforme noticiou nesta segunda-feira (13/11), a Folha de S.Paulo. Seria maneira de eleger uma grande bancada e compensar prováveis perdas em função do racha no Ceará.

Até quatro dos cinco deputados federais da legenda no Ceará podem se desfiliar. Figueiredo comentou essa possibilidade de candidatura, mas cogitou também outras possibilidades.

“O Ciro sendo deputado federal ajuda a fazer uma grande bancada. Ele elegeu 16 em 2006. Realidades diferentes, mas ele ajuda a fazer uma grande bancada”, afirmou.

Outro possível caminho seria se candidatar ao Senado — o irmão dele, Cid, ocupa hoje uma das vagas que estarão em disputa daqui a três anos. “Ele (Ciro) sendo candidato a senador, dignifica, sim, o Senado da República”. Porém, o dirigente pedetista cogita ainda outra hipótese: “Ele sendo candidato a governador, torna cada vez mais uma disputa aqui no Ceará bem interessante”. Figueiredo tampouco descarta uma quinta candidatura presidencial de Ciro. “Claro, se ele quiser novamente ser candidato a presidente, também é um direito dele”

Ciro disse algumas vezes que não pretende mais ser candidato. Porém, ao fazer essa afirmação após as eleições do ano passado, não fechou a porta totalmente: “Claro que essas coisas sempre podem mudar, quero deixar registrado aqui, mas eu tenho 64 anos, dei minha vida inteira à causa do povo brasileiro. Chego aqui sem nunca ter sido denunciado por corrupção, é raro político do Brasil poder dizer isso hoje. Sempre entreguei aquilo que a população brasileira esperou de mim e talvez esteja na hora de eu cuidar da minha vida, dos meus lindos filhos e netos”. Ciro foi governador do Ceará entre 1991 e 1994.

Fonte: O Povo