O governador Elmano de Freitas assinou, nesta terça-feira (28), junto ao ministro da Educação, Camilo Santana; o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho; e o Comandante da Aeronáutica, Marcelo Kanitz Damasceno; o acordo de cooperação técnica para a implantação de campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no Ceará.
Em mais essa etapa da cooperação e esforços entre os Governos Estadual e Federal para trazer o campus do Instituto para o terreno da atual Base Aérea de Fortaleza, o governador comemorou a importância do momento para o futuro do Ceará.
“É uma grande conquista para os cearenses. Os estudantes do nosso estado já representam 40% dos aprovados no vestibular do ITA. É um investimento muito importante para a educação e o desenvolvimento científico do Ceará. Estou muito feliz porque a escolha do nosso estado é estratégica para o nosso desenvolvimento. Há possibilidade de instalação de uma área de engenharia para energia no Ceará e temos desenvolvido uma busca de investimentos. Inclusive, já temos vários consolidados na área de energia renovável. A instalação do ITA no Ceará representa mais desenvolvimento e oportunidades para os cearenses”, celebrou Elmano.
O processo de trazer o ITA para o Ceará teve início em agosto, com a assinatura do acordo de cooperação interministerial. Já a aprovação do projeto veio em outubro, com a entrega do relatório técnico. O ministro da Educação, Camilo Santana, enfatizou a relevância do momento.
“É mais um passo importante que estamos dando para a concretização desse projeto, é um reconhecimento ao Nordeste brasileiro. Esse é um projeto que tem o olhar do presidente Lula, que está empolgado com esta implantação do ITA no Ceará, que vai mudar o fluxo dos nossos estudantes, que agora poderão também sair do Sul e Sudeste pro Nordeste”, pontuou Camilo Santana. “Será um grande passo para a educação no Nordeste, para os investimentos importantes em ciência, tecnologia e pesquisa para a região”, complementou.