O reconhecimento foi entregue também a outras 12 cidades brasileiras que se destacaram na luta contra as mudanças climáticas. A organização do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia entregou medalhas de honra a todos os municípios pelo excepcional avanço em ações de mitigação de gases de efeito estufa, adaptação às mudanças climáticas e conformidade com todas as metas do pacto.
A secretária do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente, Marília Ferreira Lima, representou o município e reforçou que Sobral vem sendo reconhecida quanto às suas exitosas experiências em relação às ações de requalificação ambiental, com iniciativas de avanços para a universalização do saneamento básico, aumento da arborização urbana e de despoluição de recursos hídricos.
“Em breve, Sobral irá contar também com um Inventário de Gases do Efeito Estufa (GEE) e com um Plano Local de Ação Climática (PLAC)”, disse a secretária Marília.
Sobral aderiu, em 2021, à Carta de Compromisso do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia (GCoM) e dos Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI). A cooperação prevê a execução de iniciativas em prol do clima e da energia, visando aliviar as emissões dos gases do efeito estufa.
Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia
O Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia é uma aliança global de cidades e governos locais voluntariamente comprometidos com a luta contra as mudanças climáticas, reduzindo seus impactos inevitáveis e facilitando o acesso à energia sustentável e acessível para todos. A ABM é uma das entidades que coordena o Pacto no Brasil e presta suporte para as cidades signatárias.