O deputado federal, AJ Albuquerque (PP-CE) esteve presidindo na quarta-feira (06/11) a Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (CINDRA) em Audiência Pública, que contou com a presença do General Augusto Heleno, Ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, para debater sobre os monitoramentos aos movimentos sociais, em especial aos povos indígenas.
Foram debatidos pontos importantes, como a demarcação das terras indígenas, exploração de minérios na região amazônica, dentre outras.
"O Brasil vive um importante momento em que se faz necessário o debate entre os movimentos sociais e setores da economia em prol do desenvolvimento econômico e social do nosso país", ressaltou AJ.
Amazônia
Amazônia
Segundo Heleno, o GSI estuda revisar a convenção para impedir que indígenas tenham autonomia para escolher seu regime de governo. “Isso representa uma ameaça à soberania e pode levar à independência de parte do Brasil”, disse Heleno, acrescentando que países que têm povos indígenas, como Austrália, EUA e Nova Zelândia, não assinaram a convenção. “Quem acha que a Amazônia não é cobiçada pelo mundo ou é ingênuo ou mal-intencionado”, disse.