sexta-feira, 22 de novembro de 2019

SEIS BAIRROS DE SOBRAL SERÃO CONTEMPLADOS COM SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO


O prefeito Ivo Gomes assinou, na quinta-feira (21/11), as ordens de serviço para início das obras de esgotamento sanitário em seis bairros do município: Alto da Brasília, Alto da Expectativa, Cohab II, Dom Expedito, Parque Silvana e Campo dos Velhos. As obras, terão início já neste mês de dezembro e irão beneficiar mais de 30 mil habitantes. O investimento é superior a R$ 35 milhões de reais, com recursos do Programa de Desenvolvimento Socioambiental de Sobral (Prodesol).

A assinatura aconteceu durante uma coletiva de imprensa, na Prefeitura de Sobral, onde o prefeito Ivo Gomes aproveitou para falar sobre o programa. “Logo que tomamos posse, começamos a desenhar o Prodesol, e no primeiro ano da gestão elaboramos projetos, a carta convite e começamos a burocracia interna com o Governo Federal. Todo empréstimo internacional tem o aval da União”, explicou.

O Prodesol é fruto do contrato de empréstimo de 50 milhões de dólares do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). Por meio do programa já foram construídos o Centro de Saúde do Caiçara e a Areninha do Parque Pajeú. Várias outras obras estão em andamento, como é o caso da adutora da Serra do Rosário.

As ordens de serviço assinadas hoje contemplam a rede coletora de esgoto, com 50.893,09m, a construção de quatro Estações Elevatórias de Esgoto (EEEs) e a realização de 5.488 ligações intradomiciliares (nas casas de famílias com baixa renda) e 7.299 ligações prediais. Posteriormente, serão construídas cinco Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), nos bairros Sumaré, Vila União, Dom José, Cohab I e Cohab II.

Além do pacote de obras de saneamento, foram assinadas também contratos com duas empresas: uma que ficará responsável pela supervisão técnica e socioambiental das obras e outra que irá contribuir com a revisão do Plano Diretor Municipal, que é um mecanismo que visa orientar a ocupação do solo urbano, tomando por base interesses coletivos e difusos, como a preservação da natureza, da memória e outros interesses particulares de seus moradores. Ao todo, o investimento apresentado nesta quinta-feira supera os R$ 42 milhões de reais.