quinta-feira, 19 de novembro de 2020

CEARÁ LIDERA RANKING NACIONAL DE CONTROLE DE QUALIDADE DA ÁGUA OFERECIDA À POPULAÇÃO


Os cearenses têm acesso a água com qualidade e quantidade compatível com o padrão de potabilidade graças às ações contínuas da Secretaria da Saúde (Sesa), que coordena práticas em conjunto com outros órgãos. Devido a esse esforço, o estado atingiu todas as metas do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiágua), do Ministério da Saúde.

O projeto monitora os fatores físicos da água com o propósito de proteger a saúde da população. No Ceará, a Célula de Vigilância Ambiental da Sesa é responsável por coordenar e acompanhar o Vigiágua. O Ceará alcançou quatro metas e uma delas elevou o estado ao primeiro lugar do ranking, ao lado de Santa Catarina.

É que os estados foram os únicos a cumprir 100% do objetivo de inclusão dos dados de vigilância das formas de abastecimento dos municípios no Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), um dos principais instrumentos do Vigiágua.

Essas informações permeiam as maneiras de acesso à água, inclusive de alternativas como carros-pipa, chafarizes, dessalinizadores, entre outras.

O orientador da Célula de Vigilância Ambiental da Sesa, Sérgio Murilo, explica o processo de monitoramento da água para o consumo humano no Ceará.