sexta-feira, 20 de novembro de 2020

QUATRO MIL CRIANÇAS E JOVENS DE FORTALEZA E SOBRAL SÃO BENEFICIADOS COM O PROJETO ESPORTE SUPERAÇÃO

“Participar do Esporte Superação tem me ajudado muito. Abriu a minha mente para novas oportunidades e desafios e, inclusive, me abriu portas para fazer um curso de Administração que eu queria muito”, relata Eliane Miranda, 21 anos, praticante de capoeira e residente no bairro Bom Sucesso, em Fortaleza. “Antes, eu vivia no celular e no videogame. Agora, estou fazendo karatê e isso está me ajudando muito no relacionamento com os amigos e na escola, e na minha concentração. Estou curtindo demais participar desse projeto”, acrescenta o garoto Daniel Ruan Moura Bandeira, 11 anos, morador do bairro Parque Santana, também na Capital. 

Daniel e Eliane são dois dos quatro mil jovens participantes do Esporte Superação, projeto desenvolvido pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), em parceria com a Federação de Triathlon do Ceará (Fetriece). Atualmente, o Esporte Superação é realizado em 70 comunidades de Fortaleza e outras 14 de Sobral.

“O foco desse projeto é a socialização, integração e a superação de desigualdades sociais, a partir do esporte e lazer. Ao mesmo tempo que oferta essas novas possibilidades, o projeto trabalha conceitos de cidadania e de formação dessa juventude”, destaca a secretária-executiva de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Lia Gomes. O projeto oferece 20 modalidades esportivas, além de promover atividades recreativas, lúdicas e complementares, com jogos e campeonatos entre os grupos.