quarta-feira, 25 de novembro de 2020

PECÉM: EDP DESENVOLVE PRIMEIRO ÔNIBUS ELÉTRICO DO PAÍS MOVIDO 100% A ENERGIA SOLAR


A companhia de energia EDP desenvolveu o primeiro ônibus 100% movido a energia solar do País. Idealizado na UTE Pecém, no Ceará, o modelo conta com o uso de um banco de baterias que garante a autonomia de 300 km no transporte do veículo. Com um investimento de R$ 4,85 milhões, o projeto-piloto foi desenvolvido em parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp).

O veículo, projetado pela montadora BYD em parceria com área de Pesquisa & Desenvolvimento da Usina, será utilizado para fazer o transporte de colaboradores entre Fortaleza e São Gonçalo do Amarante, onde fica a usina térmica da EDP. Durante o percurso de 70 quilômetros, ele irá consumir a energia armazenada em um banco de baterias. 

A recarga é feita no estacionamento da empresa utilizando um carport montado com placas solares. Para isso, foram instaladas 183 placas solares na usina, garantindo independência em relação à energia da geração da UTE e do sistema de distribuição. As placas carregam as baterias do ônibus nos intervalos entre as viagens. A troca do combustível fóssil por uma fonte 100% limpa é mais um esforço da UTE Pecém para se tornar cada vez mais sustentável.

O veículo, com chassi da BYD e carroceria da Marcopolo, está sendo operado diariamente pela empresa Gertaxi, que realiza o transporte dos funcionários até a usina. Antes de iniciar os testes, a EDP e os parceiros promoveram treinamentos a fim de capacitar motoristas quanto ao sistema do veículo e características peculiares, como distribuição da carga de energia elétrica.