quarta-feira, 25 de novembro de 2020

IRMÄOS ELEITOS PREFEITOS


Martinópole, que é um dos treze municípios que integra a microrregião do litoral norte cearense, tem um novo prefeito, eleito diretamente pelo povo nas eleições municipais de 2020.

A manifestação do eleitorado, no comparecimento às urnas foi de 91,56%, 8.530 votantes, enquanto a quantidade de eleitores que não foram votar no domingo, dia 15 de novembro, foi de 786 eleitores ausentes, isto é, 8,44% dos eleitores que estariam aptos a votar na referida eleição.

De uma disputa polarizada desde o registro e homologação das convenções partidárias, os eleitores de Martinópole elegeram James Bel, novo prefeito, com mandato a se iniciar a partir de 1º de Janeiro de 2021.

Torna-se também uma vitória histórica neste pleito, tanto porque James Bel venceu nas urnas o atual prefeito Fontenele Júnior, quanto seu irmão, Bel Júnior também saiu vitorioso das urnas em Senador Sá, de uma disputa ainda mais acirrada, que envolvia 3 (três) candidatos a prefeito.

Com 100% das urnas apuradas, o registro da votação foi o seguintes: James Martins Pereira Barros (PP), ao receber 50,08% dos votos válidos e um total de 4.149 votos, foi eleito para novo prefeito dos martinopolenses. Derrotou nas urnas o candidato do PL, Francisco Fontenele Júnior, que obteve 49,92% dos votos válidos, ou seja, um quantitativo de 4.136 votos, portanto, uma diferença de apenas 13 votos, o que demonstra que foi uma disputa eleitoral acirradíssima neste município.

Da manifestação democrática dos votantes, 62 eleitores (0,73%) votaram em branco, ao passo que outros 183 (2,15%) optaram por anular o voto. Assim, a soma de brancos, nulos e abstenções é de 1.031, ou 11,07% dos aptos a votar. Da eleição para os representantes e ocupantes do cargo no legislativo municipal, a Câmara de Vereadores de Martinópole também teve seus representantes escolhidos para os próximos quatro anos na eleição deste domingo. Os partidos que mais elegeram candidatos foram o PP, com 5 vereadores, e o PL, com 4 representantes.