terça-feira, 16 de novembro de 2021

COMPLEXO AMBIENTAL MIRANTE DO CALDAS, EM BARBALHA, É INAUGURADO PARA FOMENTAR TURISMO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CARIRI

Localizado no distrito de Caldas, em Barbalha, o equipamento conta teleférico, Centro de Interpretação Histórica e Ambiental da Chapada do Araripe, café cultural, Borboletário do Cariri e vista privilegiada da região


O Governo do Ceará inaugurou, na manhã deste sábado (13), o Complexo Ambiental Mirante do Caldas, equipamento importante para a educação e pesquisa ambiental, bem como o turismo sustentável na região do Cariri. Instalado em Barbalha, no distrito de Caldas, o espaço conta com teleférico, Centro de Interpretação Histórica e Ambiental da Chapada do Araripe, café cultural, Borboletário do Cariri e vista privilegiada da região. O investimento total foi de R$ 13,8 milhões. Participaram da inauguração o governador Camilo Santana, a vice-governadora Izolda Cela, o secretário estadual de Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno, o prefeito Guilherme Saraiva e diversas autoridades da região.

O governador Camilo Santana destacou o potencial da região a ser explorado com a mescla de equipamentos estruturantes e riquezas naturais. “Temos a primeira unidade de conservação criada no país, que é a Floresta Nacional do Araripe. Temos um patrimônio cultural e científico muito forte. Aqui não é só um teleférico, temos também um Centro de Interpretação, café cultural e um borboletário. Estamos apostando em uma grande vocação”, disse. Nesse primeiro mês a viagem no teleférico vai ser gratuita. O governador afirmou que, depois da operação assistida, o equipamento permanecerá sem cobrança para os moradores do Caldas.

O chefe do Executivo estadual enalteceu o trabalho feito na região para fomentar novas oportunidades de emprego e renda para a população. “Aqui, nessa vila, foi feito saneamento e calçamento para deixar atrativo para as pessoas visitarem. Quando isso tudo funciona tem mais pousadas, restaurantes, comércio e movimento de pessoas. Isso significa emprego, que é o que estamos precisando. Sonhei muito com esse teleférico. Não por sonho pessoal, mas por acreditar que essa aqui vai ser uma grande vocação para ajudar a região, o turismo e as pessoas aqui do Caldas”, destacou Camilo.