terça-feira, 30 de novembro de 2021

RESTAURAÇÃO DA IGREJA MENINO DEUS NO CENTRO HISTÓRICO DE SOBRAL ENTRA EM FASE FINAL


A Prefeitura de Sobral, por meio das secretarias do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) e da Infraestrutura (Seinfra), está finalizando a restauração da Igreja Menino Deus, no Centro Histórico de Sobral. Na reta final da execução dos serviços, a previsão de finalização é para o mês de dezembro.

O projeto contempla a recuperação e restauração do forro da nave central da igreja, além dos forros das naves laterais e o altar-mor. Também está sendo realizado o retelhamento completo do templo, e a recuperação de esquadrias, portas e janelas, além da substituição da iluminação e pintura geral. A restauração também contempla melhorias como sonorização e proteção a descargas atmosféricas.

Fruto de convênio do município de Sobral com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o projeto tem investimento de mais de R$ 900 mil.

IGREJA MENINO DEUS

Fontes bibliográficas indicam que a Igreja Menino Deus foi fundada por volta de 1820 pelas Freiras da Ordem Terceira das Carmelitas Emerenciana de Sant’Ana e Teresa de Jesus, recém-chegadas em Sobral, na época, junto à família Lopes, na década de 1810.

A última obra de reforma na Igreja Menino Deus aconteceu no ano de 1949. Em 1995, a igreja foi tombada pelo município, recebendo essa proteção devido sua importância histórica para a cidade.

A Igreja faz parte do complexo cultural da praça São João, que contempla também a Casa da Cultura, Museu Dom José, Escola de Música, Theatro São João e o Palacete Chagas Barreto (antiga Pinacoteca).