segunda-feira, 29 de novembro de 2021

MOVIMENTO MULHERES MUNICIPALISTAS É LANÇADO NO CEARÁ


O Estado do Ceará oficializou, na tarde da última sexta-feira (26), a sua representação do Movimento Mulheres 
Municipalistas (MMM), em cerimônia realizada no auditório da Aprece, reunindo autoridades locais. A prefeita de Quiterianópolis, Priscilla Barreto, assumirá a liderança do Movimento no Ceará. Ela contará com o apoio de várias outras gestoras para consolidar ações e projetos em favor da ampla inserção feminina nas esferas de poder e tomada de decisão.

A solenidade foi conduzida pelo prefeito de Deputado Irapuan Pinheiro, representando, na oportunidade, o presidente da Aprece, Júnior Castro. Durante o evento de lançamento, prefeitas, deputadas, vereadoras e demais lideranças femininas contaram suas experiências ao assumir cargos públicos representativos e expuseram as dificuldades enfrentadas no exercício do mandato. A deputada Augusta Brito, que já foi gestora, enfatizou a busca pelo reconhecimento. “Eu já fui prefeita. Existe o desafio de você estar na prefeitura e te respeitarem como prefeita. É uma batalha para conseguir isso, apesar de ter sido eleita e ter capacidade para resolver os problemas do Município”, considerou.

A fala da parlamentar foi endossada pela titular da  Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Socorro França. “Estamos vivendo um momento em que a gente precisa se afirmar”, disse. A solenidade de abertura foi encerrada com a participação da representante da vice-governadora do Ceará, Carla da Escóssia, que trouxe informações sobre as ações do executivo em relação às políticas públicas assistencialistas de gênero.

Após a solenidade de abertura, a programação do evento seguiu com a realização de painéis temáticos, que trataram da pauta municipalista nacional, da cultura do patriarcado e às desigualdades históricas entre gêneros e dos desafios da participação das mulheres na política. Cada painel foi presidido por uma prefeita cearense e contou com ampla participação do público presente.