segunda-feira, 22 de novembro de 2021

CONGRESSO APROVA PROJETO DE LEI QUE RECONHECE O CARNAVAL DE ARACATI COM MANIFESTAÇÃO DA CULTURA NACIONAL


O Senado aprovou na semana passada, o Projeto de Lei 1501/19, do Deputado Federal Eduardo Bismarck (PDT-CE), reconhecendo o carnaval de Aracati como manifestação da cultura nacional, conforme prevê a Constituição. O PL havia sido aprovado na Câmara dos Deputados e foi relatado nesta quinta pelo Senador Cid Gomes (PDT-CE). Segue agora para sanção presidencial.

Eduardo Bismarck explica que a Constituição prevê a proteção pelo Estado das manifestações das culturas populares, garantindo a valorização, incentivo e difusão para o pleno exercício dos direitos culturais e o acesso às fontes da cultura nacional. O parlamentar comemora a aprovação e destaca a importância do reconhecimento para o Estado, sabendo que o carnaval é uma das festas mais representativas da cultura popular.

“O carnaval de Aracati é histórico e um grande impulsionador da economia do Ceará, e com o título vai atrair ainda mais visibilidade e abre a possibilidade de mais investimentos. Com isso irá gerar ainda mais empregos, turismo e movimentará o comércio. Fico feliz com a aprovação nas duas casas do congresso e estou otimista com a sanção presencial”, pontua.

Carnaval de Aracati

No município, a tradicional festa do Momo é realizada há décadas e já reuniu quase 500 mil pessoas em uma única noite. Atualmente o carnaval ocorre em 08 dias, principalmente em quatro distintos palcos: Praia de Majorlândia, Praça da Comunicação, Rua Coronel Pompeu e Rua Coronel Alexanzito. Nesta última, ocorre o Carnaval Cultural, com desfile de blocos tradicionais, visto que a rua integra o Centro Histórico da cidade.