segunda-feira, 11 de agosto de 2025

MELHOR ESTADUAL DO BRASIL, ESCOLA PÚBLICA AGRÍCOLA DO INTERIOR DO CEARÁ VENCE PRÊMIO MEC DA EDUCAÇÃO

 

Escola Família Agrícola (EFA) Padre Eliésio dos Santos, da zona rural de Ipueiras, no interior do Ceará, conquistou a categoria “Ensino Médio” do ‘Prêmio MEC da Educação Brasileira’, honraria do Governo Federal que reconhece iniciativas voltadas para a promoção de avanços na educação básica. A premiação será entregue nesta segunda-feira (11), durante cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília (DF).

Em sua primeira edição, a distinção do Ministério da Educação dá destaque à unidade agrícola cearense, que foi criada em 2017 e funciona no formato “internato”. A escola tem como base a “Pedagogia da Alternância”, método que visa a interação entre o estudante do campo e a realidade dele no cotidiano, de forma a promover constante troca de conhecimentos entre o ambiente de vida e trabalho e o escolar, conforme o MEC.

Em 2023, a EFA alcançou um Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 7,5 — a nota máxima é 10. Com o resultado, considerando todas as escolas públicas, a unidade cearense foi a melhor estadual do País, já que a nota está abaixo apenas da Escola Preparatória Cadetes do Ar, de Barbacena (MG), que é federal.

Na cerimônia de entrega, a Escola Família Agrícola será representada pela diretora Lucélia Galvino e o coordenador pedagógico Cassiano Oliveira. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), comandarão a solenidade.

Conforme o MEC, a premiação abrange oito categorias:

  1. Educação infantil: contemplará aqueles que alcançaram maior taxa de cobertura de matrículas em creches da rede municipal, em relação à população na idade adequada. Será premiado um município por cada região do país com percentual de preenchimento sobre raça/cor acima de 90% no Censo Escolar 2024.  
  2. Alfabetização: Premiará uma escola por região, com maior percentual de crianças alfabetizadas; um município por região com maior desempenho; e uma unidade da Federação com o maior percentual de alfabetização. 
  3. Anos iniciais do ensino fundamental: O desempenho será medido pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Serão premiados uma escola, um município e uma unidade da Federação por região. 
  4. Anos finais do ensino fundamental: Serão premiados uma escola da rede municipal por região, um município por região e uma unidade da Federação, de acordo com a maior pontuação obtida no Ideb dos anos finais.   
  5. Ensino médio: Serão premiadas a unidade da Federação que alcançar a maior pontuação no Ideb e uma unidade escolar da rede estadual por região. 
  6. Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): Serão premiados dois estudantes por unidade da Federação, além da UF que alcançar o maior percentual de participação dos estudantes no Enem, de acordo com os resultados do Ideb do ensino médio. 
  7. Educação em tempo integral: Serão premiados um município por região de acordo com os resultados do Censo Escolar de matrículas alcançadas na pré-escola; anos iniciais do ensino fundamental; e anos finais do ensino fundamental, além de uma unidade da Federação para o ensino médio.  
  8. Educação profissional e tecnológica (EPT): contemplará os estados que alcançarem relevantes resultados na ampliação da oferta da EPT integrada ao ensino médio, com foco no maior percentual de matrículas de estudantes pretos e pardos. 
(Diário do Nordeste)