Em sua primeira edição, a distinção do Ministério da Educação dá destaque à unidade agrícola cearense, que foi criada em 2017 e funciona no formato “internato”. A escola tem como base a “Pedagogia da Alternância”, método que visa a interação entre o estudante do campo e a realidade dele no cotidiano, de forma a promover constante troca de conhecimentos entre o ambiente de vida e trabalho e o escolar, conforme o MEC.
Em 2023, a EFA alcançou um Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 7,5 — a nota máxima é 10. Com o resultado, considerando todas as escolas públicas, a unidade cearense foi a melhor estadual do País, já que a nota está abaixo apenas da Escola Preparatória Cadetes do Ar, de Barbacena (MG), que é federal.
Na cerimônia de entrega, a Escola Família Agrícola será representada pela diretora Lucélia Galvino e o coordenador pedagógico Cassiano Oliveira. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), comandarão a solenidade.
Conforme o MEC, a premiação abrange oito categorias:
- Educação infantil: contemplará aqueles que alcançaram maior taxa de cobertura de matrículas em creches da rede municipal, em relação à população na idade adequada. Será premiado um município por cada região do país com percentual de preenchimento sobre raça/cor acima de 90% no Censo Escolar 2024.
- Alfabetização: Premiará uma escola por região, com maior percentual de crianças alfabetizadas; um município por região com maior desempenho; e uma unidade da Federação com o maior percentual de alfabetização.
- Anos iniciais do ensino fundamental: O desempenho será medido pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Serão premiados uma escola, um município e uma unidade da Federação por região.
- Anos finais do ensino fundamental: Serão premiados uma escola da rede municipal por região, um município por região e uma unidade da Federação, de acordo com a maior pontuação obtida no Ideb dos anos finais.
- Ensino médio: Serão premiadas a unidade da Federação que alcançar a maior pontuação no Ideb e uma unidade escolar da rede estadual por região.
- Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): Serão premiados dois estudantes por unidade da Federação, além da UF que alcançar o maior percentual de participação dos estudantes no Enem, de acordo com os resultados do Ideb do ensino médio.
- Educação em tempo integral: Serão premiados um município por região de acordo com os resultados do Censo Escolar de matrículas alcançadas na pré-escola; anos iniciais do ensino fundamental; e anos finais do ensino fundamental, além de uma unidade da Federação para o ensino médio.
- Educação profissional e tecnológica (EPT): contemplará os estados que alcançarem relevantes resultados na ampliação da oferta da EPT integrada ao ensino médio, com foco no maior percentual de matrículas de estudantes pretos e pardos.