quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

PISO SALARIAL DOS PROFESSORES: DEPUTADO IDILVAN ALENCAR LIDERA ARTICULAÇÃO NACIONAL PARA EVITAR REAJUSTE DE APENAS 0,37% NO SALÁRIO DOS PROFESSORES

 


O deputado federal Idilvan Alencar tem sido uma das principais vozes na defesa do piso salarial dos professores e da valorização do magistério no Brasil. Em 2026, a pauta ganhou ainda mais relevância diante do impasse criado pelo índice de reajuste previsto na Lei do Piso, que apontava apenas 0,37%, valor considerado insuficiente por professores, sindicatos e entidades educacionais de todo o país.

Diante desse cenário, Idilvan, que atualmente está licenciado para comandar a Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza, intensificou sua atuação. Publicou vídeo alertando para a gravidade do índice, dialogou com sindicatos de professores e servidores municipais e articulou a posição da Undime Nacional, entidade da qual é vice-presidente.

O esforço resultou em um avanço importante. Em reunião no Ministério da Educação, com a presença do ministro Camilo Santana, da equipe do MEC, da CNTE, do Consed e da Undime, foi construída uma base de entendimento que garantiu que o reajuste do piso não será de 0,37%, mas sim composto por reposição da inflação com ganho real para os professores.

“O índice baseado no cálculo previsto na Lei do Piso ficou muito baixo. A conquista do índice com reposição da inflação mais ganho real traz uma situação melhor”, destaca Idilvan. “Os professores merecem muito mais”, finaliza.

O índice exato será anunciado oficialmente pelo ministro da Educação e pelo presidente da República, por meio de uma Medida Provisória, ainda neste mês. Até lá, a expectativa é de que o anúncio confirme um reajuste que respeite o trabalho e a importância dos professores para o país.