A polícia penal do Ceará recebeu, na quarta-feira (14), 3.323 novos equipamentos para reforçar o combate ao crime dentro do sistema prisional, um investimento de cerca de R$ 2 milhões. A entrega foi realizada no Complexo Penitenciário em Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza, com as presenças do governador Elmano de Freitas e do secretário da Administração Penitenciária e Ressocialização, Mauro Albuquerque.
A ação integra o programa Ceará Contra o Crime. Com essa nova entrega, a atual gestão chega a 45.792 já adquiridos. A expectativa é chegar a 52.281 equipamentos entregues às Forças de Segurança até o fim de 2026.
“Esse investimento significa melhores condições de trabalho para os a profissionais que atuam no sistema prisional. Eu tenho absoluta confiança no trabalho que é realizado com muita energia para que o povo cearense tenha mais paz e tranquilidade”, destacou o governador, afirmando que novo concurso deverá ser realizado para atender à demanda de ampliação do sistema penitenciário.
Elmano de Freitas anunciou que, em fevereiro, vai encaminhar para a Assembleia Legislativa do Ceará projetos de lei que asseguram gratificações para valorizar ainda mais a atuação dos policiais penais. Na oportunidade, o governador também visitou instalações que foram ampliadas dentro do complexo penitenciário, incluindo o novo canil do Grupo de Ações Penitenciárias (GAP) entregue na atual gestão.