quarta-feira, 3 de agosto de 2011

SUCESSÃO 2012: A DIFÍCIL COSTURA POLÍTICA ENTRE CID E LUIZIANNE

Cid Gomes e Luizianne Lins sentaram praticamente juntos na solenidade do sorteio dos jogos eliminatórios da Copa do Mundo de 2014. Entre os dois estava o presidente da Federação Cearense de Futebol, Mauro Carmélio.
O governador do Ceará e a prefeita de Fortaleza não trocaram uma só palavra durante toda a solenidade. O presidente da FCF, constrangido, tentou aproximar os dois mas não teve sucesso. Cid e Luizianne cumpriram o protocolo. Eles trocaram cumprimentos, posaram para fotos e demonstraram ao público uma boa relação.
Mas o que ainda afasta os dois? Cid Gomes não aceita a forma lenta como as coisas são tocadas pela gestão em Fortaleza. Luizianne acha que o governo Cid Gomes é só propaganda e recebe bajulação da imprensa. Politicamente se afastaram e dificilmente se juntarão. Luizianne quer costurar a chapa da sua sucessão com partidos de esquerda, inclusive o PSB de Sérgio Novais e não o de Cid Gomes.
Na Assembleia Legislativa, a maioria dos deputados acredita ser difícil emplacar Camilo Santana como candidato a prefeito de Fortaleza, por causa da péssima relação entre Cid e Luizianne. Waldemir Catanho é o preferido da prefeita e rejeitado pelo Palácio da Abolição. Acrísio Sena e Paulo Henrique Lustosa apostam na crise para viabilizar suas candidaturas. Danilo Forte é mais realista. O deputado, que é um dos líderes do PMDB na Câmara, disse que o partido deve ter candidato próprio e que o nome dele é o melhor. Alianças, na visão de Danilo Forte, têm que ter o PMDB na cabeça da chapa. Já o senador Eunício Oliveira deixou claro que é aliancista e que ninguém ganha mais eleição sozinho.
Cid, Luizianne e Eunício estão comandando a política do Ceará. Será que a aliança entre eles termina em 2012?

(Blog do Roberto Moreira)