sábado, 9 de novembro de 2013

DILMA PEDE CAUTELA NA CRIAÇÃO DE MUNICÍPIOS

A presidente Dilma Rousseff (PT) disse na sexta-feira (8) que é preciso ter cuidado na criação de municípios, pois, segundo ela, não há aumento de receitas, e sim a divisão delas. "Quanto mais municípios forem criados, menor a fatia do bolo que fica para outros municípios", afirmou, em entrevista a rádios gaúchas.
Dilma se disse favorável a uma reforma tributária - desde que ela seja abrangente – e afirmou não concordar que o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) tenha sido reduzido. "O governo vem fazendo grande esforço para garantir recursos que não sejam do Fundo de Participação dos Municípios."
A presidente lembrou que ainda há no Brasil um grande esforço para viabilizar pequenos municípios. Ela disse que o maior gasto de subsídios hoje no país é com o programa “Minha Casa, Minha Vida” e reiterou, ao ser questionada sobre a recomendação do Tribunal de Contas da União para suspender obras do PAC – entre elas a BR-448 -, que "acha um absurdo paralisar obra no Brasil".

"Você pode usar de vários métodos, mas paralisar obra é algo extremamente perigoso. De qualquer jeito, essa obra vai ficar pronta", comentou a presidente, fazendo questão de mencionar que não perderá a inauguração da BR-448 "por nada", pois é uma obra "emblemática" para seu governo. "[É emblemática] para qualquer governo que sabe o que cada cidade precisa. Não tem nada a ver com eleição", respondeu Dilma.
Exame.