terça-feira, 31 de março de 2015

AL/CE: COMISSÃO DEBATE PLANO ESTADUAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido da Assembleia Legislativa realiza nesta terça-feira (31) audiência pública sobre o Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Estado do Ceará (PGRS). Por requerimento do deputado Renato Roseno, do PSOL, o evento começa às 14h30min, no Complexo das Comissões Técnicas.
O Plano Estadual começou a ser elaborado no ano passado para atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos, sancionada e regulamentada em 2010. A lei nacional estabelece a obrigatoriedade dos planos e requer mudanças como a instalação de aterros sanitários e o fim dos lixões, por serem prejudiciais ao meio-ambiente.
A situação do Ceará ainda é de atraso com relação ao tema. Há no Estado somente seis aterros sanitáriosDos 184 municípios cearenses, apenas a capital, Fortaleza, cumpriu o prazo estabelecido para criação do PGRS. Até o fim do ano passado, somente os 27 municípios inseridos na Bacia do Poti, nas regiões de Crateús e Inhamuns, também tinham conseguido elaborar seus planos de gerenciamento.
No último dia 13, a prefeitura de Fortaleza apresentou o Programa de Ações para Gestão de Resíduos Sólidos, que endurece penas para infratores e aumenta a fiscalização. Entre algumas das medidas estão a implantação de postos de coleta seletiva, a distribuição de 2 mil novas lixeiras e a construção de 42 Ecopontos.
Convidados
Estarão presentes no debate membros da Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará, Ministério Público do Trabalho, Comitê Interministerial de Inclusão sócio Produtiva dos Catadores/as do Governo Federal, Movimento Nacional dos Catadores de Material Reciclável, Fórum Estadual do Lixo e Cidadania, Ministério Público estadual – Procuradoria do Meio Ambiente.