sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

LANÇADO NA AL/CE COMITÊ PELA PREVENÇÃO E REDUÇÃO DE HOMICÍDIOS NA ADOLESCÊNCIA


Com o objetivo de elaborar propostas de políticas públicas que apontem para a prevenção de homicídios cometidos por adolescentes e contra adolescentes no Ceará, foi lançado na manhã desta sexta-feira (11/12), na Assembleia Legislativa do Ceará (AL/CE) o Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência.
Iniciativa da Assembleia, com apoio do Governo do Estado do Ceará e coordenação técnica do UNICEF, o colegiado foi oficializado na Presidência do Poder Legislativo.
Assinaram o protocolo de intenções o presidente da Assembleia, Zezinho Albuquerque, a vice-governadora Izolda Cela e o representante do Unicef no Brasil, Gary Stahl.
Presidido pelo deputado estadual Ivo Gomes, o Comitê tem como relator o deputado Renato Roseno. Os demais componentes são os deputados Zé Ailton Brasil, Augusta Brito e Bethrose Fontenele.
Também integram o colegiado o coordenador do Unicef em Fortaleza, Rui Aguiar, bem como representantes do Governo do Estado e da sociedade civil.
De acordo com Zezinho Albuquerque, o Comitê objetiva trabalhar no sentido de compreender as razões da violência envolvendo jovens. Principalmente, como assinalou o parlamentar, na faixa etária dos 10 a 19 anos, analisando a história de vida dos envolvidos, sejam vítimas ou responsáveis pelos casos de homicídios, a fim de promover ações concretas na tentativa de contribuir para a solução do problema.
Zezinho Albuquerque ressaltou ainda as diversas ações do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa no combate à violência, como o projeto “Ceará sem Drogas”, a Lei do Fundo Especial para o Combate às Drogas, a criação da Secretaria Especial de Combate às Drogas e as 120 Escolas Profissionalizantes que funcionam em todo o Ceará. “Estou satisfeito em trabalhar junto aos deputados desta Casa pela nossa juventude, evitando que tantas pessoas se envolvam com drogas. Os índices de violência, apesar dos nossos esforços, ainda são altos. Com o Comitê, estudaremos esse fenômeno”, declarou Zezinho Albuquerque.

(Fotos: Edson Junior Pio)