quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

SOBRAL: 514 MILITARES SÃO BENEFICIADOS COM LEI QUE GARANTE PROMOÇÃO POR TEMPO DE SERVIÇO


A solenidade de promoção dos policiais e bombeiros militares do Ceará seguiu na agenda do governador Camilo Santana durante toda a quarta-feira (16). Em Sobral, na Região Norte, foi realizada uma verdadeira festa no evento que consagrou 514 oficiais e praças das instituições, beneficiados com a efetivação da lei. “Esse é um momento de muita alegria e emoção, pois estamos efetivando a promoção de 8.891 policiais e bombeiros militares cearenses. Isso é uma forma de valorizar e reconhecer o trabalho da tropa. Viva a Polícia Militar do Ceará, viva o Corpo de Bombeiros, viva o povo de Sobral e viva a região Norte do Estado”, parabenizou o chefe do Executivo.



Na solenidade, foram agraciados 485 policiais e 29 bombeiros com a lei que garante promoção por tempo de serviço, totalizando 514 profissionais da segurança pública da cidade sobralense. No total, serão beneficiados 8.891 militares, tornando a promoção de 2015 como a maior da história das duas corporações - 8.203 policiais e 688 bombeiros. A iniciativa é mais um passo na valorização da segurança pública cearense. Nesta lista constam iniciativas importantes como a criação do Batalhão de Divisas e a interiorização do Batalhão Raio e da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). Os resultados já podem ser sentidos, como a redução de 9,8% nas mortes violentas no ano e 396 vidas salvas em 2015, se comparados ao mesmo período do ano passado – e 16,9% em Fortaleza.


 ARI2935 web
Discursando para os militares, Camilo Santana lembrou ainda do comprometimento assumido com os profissionais das instituições e pediu, mais uma vez, o voto de confiança em seu trabalho. “Durante a campanha, percorri mais de 160 municípios cearenses e ouvi algumas queixas dos militares. Naquele momento, assumi o compromisso de cuidar pessoalmente da segurança pública do Estado. Realizei reuniões, ouvi demandas e tomei algumas providências, corrigindo uma injustiça que existia nas corporações. Portanto, confie em mim, que saberei – no momento certo -, cumprir todos os compromissos que assumi em campanha”, solicitou.



O secretário Delci Teixeira reverenciou a lei sancionada pelo governador e convocou os militares para continuarem atuando de forma positiva no Estado. “No alto dos meus 45 anos de serviço público, passando por 13 estados da Federação, não vi, em nenhum momento, em nenhum lugar da segurança pública, uma lei que beneficiasse a tantos em um determinado momento. Mas ela traz também uma responsabilidade maior, que é de prestar, a cada dia, um serviço melhor para a população do Estado do Ceará. Vamos continuar trabalhando, vamos continuar apresentando os resultados extremamente positivos que conseguimos neste ano e, principalmente, que possamos batermos as metas das metas atingidas em 2015”, salientou.


 ARI2896 web
O major Ronaldo Silva, que agora assume a patente de tenente-coronel da Polícia, esperava cerca de dez anos por essa promoção. Para ele, “conquistar o benefício foi uma vitória para toda a tropa”. O oficial lembrou ainda da responsabilidade que os promovidos assumem com o benefício. “Toda ascensão pessoal vem acompanhada da responsabilidade profissional que temos que ter. O governador tem conseguido atender os anseios dos militares e isso tem dado uma motivação a mais para tropa, que retribui com o trabalho – auxiliando no combate a criminalidade”, lembrou.



Quem também demonstrou estar satisfeito com a ascensão de cabo para 1º sargento do Corpo de Bombeiros foi o militar Pontes, que há sete anos espera pela promoção. “Não é só o soldado, o cabo ou mesmo um oficial que ganha com isso, mas também nossas famílias que estão conosco na luta do dia a dia. O governador Camilo é um homem muito acessível. Ele se preocupa com o bem estar de cada um da tropa e tenta aproximar os militares, a comunidade e o próprio governo”, pontou.



Já o o soldado André Amarante, que eleva-se ao posto de 3º sargento da Polícia Militar, passou 15 anos para receber o benefício. Segundo ele, as responsabilidades só aumentam com a conquista da lei. “Esse é um momento ímpar e de grande importância para as instituições militares do Ceará, pois fomos lembrados diante de tanta demanda política do governador. Agradeço a Deus, primeiramente, e ao Camilo Santana, em nos dar esta promoção. Vamos continuar trabalhando para sociedade, pois esse tem sido nosso empenho desde o juramento a bandeira”, enfatizou.


 ARI3444 web
Para o agora 2º sargento Marcos Rocha, da Polícia Militar, o reconhecimento da corporação reflete num ganho para o povo cearense. “As pessoas cobravam essa sucessão hierárquica e confesso que achávamos impossível uma lei que garantisse essa ascensão. Mas, graças a Deus, conseguimos conquistá-lo, após a abertura de diálogo com o governo. Além dos militares, a sociedade também ganha muito com as promoções”, disse.


Participaram ainda da solenidade a vice-governadora Izolda Cela; o presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque; o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Túlio Studart; o comandante geral da Polícia Militar do Ceará, coronel Geovani Pinheiro; o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, coronel Carlos Gurgel; além de deputados federal e estadual, prefeitos da região, representantes de associações e familiares dos promovidos.


Lei das Promoções


Assinada pelo governador Camilo Santana em 22 de abril, a Lei das Promoções foi aprovada por unanimidade pelos deputados e sancionada no dia 25 de maio, durante a solenidade de comemoração dos 180 anos da Polícia Militar do Ceará. A medida institui um fluxo regular e automático na carreira dos oficiais e praças estaduais.



A principal novidade do projeto é a extinção do limitador de vagas para ascensão. Ou seja, quem cumpriu o interstício (tempo mínimo de permanência no posto para ser promovido) pode concorrer ao benefício. A cada ano, 60% do total será promovido. Os demais podem pleitear a promoção no ano seguinte, e, não conseguindo por dois anos seguidos, serão promovidos automaticamente.



Calendário

Nesta quinta-feira (17), Fortaleza volta a sediar a solenidade, às 9 horas, e Crateús recebe o evento, às 18 horas, incluindo os profissionais dos Inhamuns. Na sexta-feira (18), o governador promove os policiais e bombeiros de Canindé, às 19 horas. Já na segunda-feira (21), Itapipoca e região serão beneficiadas, a partir das 17 horas.



No dia seguinte, os profissionais da Região do Cariri serão promovidos em evento realizado em Juazeiro do Norte, às 9h. Em seguida, às 18h, Iguatu sedia as promoções dos PMs e bombeiros do Centro-Sul do Ceará. Por fim, no último dia de solenidades, os beneficiados do Litoral Leste e do Vale do Jaguaribe participam da solenidade em Russas (9h), enquanto que os profissionais que atuam no Sertão Central e no Maciço do Baturité serão promovidos em Quixadá, às 18h.



Campanha Militar Solidário

Em meio às cerimônias, os comandos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará lançaram a campanha Militar Solidário. A iniciativa convida os profissionais promovidos a doarem alimentos não perecíveis que serão distribuídos nas regiões mais afetadas pela estiagem no Estado, através da ação da Defesa Civil. A estimativa é pela arrecadação de cerca de 16 toneladas de alimentos. Todas as pessoas presentes nas solenidades devem participar da campanha.


Fotos: Ariel Gomes e Carlos Gibaja