Decorar senhas e códigos de acesso está prestes a virar coisa do
passado para os clientes de banco do país. Em breve, basta conversar com
o celular ou com o computador para ver o saldo da conta, pedir um
empréstimo ou negociar uma dívida, com garantia de que nenhum intruso se
passe pelo correntista. A inteligência artificial está começando a ser
usada no relacionamento com os clientes pelas instituições financeiras
no Brasil.
Em 60 dias, o Banco do Brasil oferecerá a novidade para clientes dos
segmentos Private e Estilo Digital – de maior poder aquisitivo. Por meio
do aplicativo da instituição financeira no smartphone, os correntistas
terão acesso a um assistente que permite a realização de transações por
meio do celular sem risco de fraude porque a biometria da voz do cliente
estará gravada. O Bradesco testa tecnologia semelhante para que os
clientes possam conversar com os computadores, ainda sem previsão de
lançamento.
Chamada de computação cognitiva, a tecnologia se baseia na capacidade
de computadores cruzarem grandes volumes de dados e gerarem análises e
respostas por conta própria. No caso de reconhecimento de voz, os
computadores memorizam a voz do usuário para decodificarem padrões,
descobrirem hábitos e interpretarem comandos. No Brasil, a novidade está
sendo desenvolvida com base na ferramenta Watson, importada dos Estados
Unidos.