sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

CARNAVAL: ESTADO TERÁ REFORÇO DE 3.140 AGENTES DE SEGURANÇA

ROperacao Carnaval 2017 23.02.17 1
A operação de segurança para o Carnaval do Ceará terá o reforço de 3.140 profissionais por dia, distribuídos nas 18 Áreas Integradas de Segurança (AIS) do Estado. O período contará com o efetivo de 2.103 policiais militares, 324 policiais civis, 615 agentes do Corpo de Bombeiros e 36 da Perícia Forense, além de 62 servidores das Coordenadorias da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O anúncio foi feito nesta quinta-feira (23) pela pasta da segurança durante apresentação do Plano Operacional Carnaval 2017.

A operação, que começa às 18 horas de sexta-feira (24) e se estende até as 6 horas da quarta-feira (01), terá o apoio dos comandos móveis e aéreos. Serão duas Plataformas de Observação Elevadas (POEs), cada uma com 14 câmeras instaladas em uma torre 15 metros de altura, e quatro aeronaves, sendo uma com imageador aéreo e uma com resgate aeromédico, em regime de plantão 24 horas, para atender os municípios cearenses. Os helicópteros estarão distribuídos nas três bases da Ciopaer – Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral. Em cidades litorâneas que costumam receber maior número de pessoas e em regiões com lagoas e açudes, o Corpo de Bombeiros vai complementar o efetivo para atender ocorrências relacionadas com resgate e salvamento de pessoas.

“Da Capital, os agentes de segurança também estarão de plantão no Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), onde as ações de segurança serão acompanhadas de perto por meio das imagens geradas pelas câmeras de videomonitoramento, a partir da integração com as unidades de comando instaladas no Interior do Estado”, destaca o secretário da Segurança Pública, André Costa, sobre o trabalho de acompanhamento das ações em tempo real.

“Cerca de 60 municípios do Interior do Estado ganharão reforço no efetivo de segurança por se tratarem de áreas onde acontecem festas tradicionais nesse período carnavalesco. A partir desta quinta, os efetivos serão deslocados para os municípios. Além disso, as delegacias regionais também estarão de prontidão para realizar os atendimentos nos dias festivos”, destaca o coordenador de Planejamento Operacional da SSPDS, Fernando Menezes.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social ressalta que não haverá alteração do efetivo ordinário em decorrência das movimentações dos efetivos das forças vinculadas designadas para a segurança do Carnaval 2016.