sábado, 18 de fevereiro de 2017

NOVA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO DE AQUIRAZ MUDA VIDA DO DISTRITO DE CAMARÁ

WEB 170217 ESCOLA AQUIRAZ MG 5537A estrutura é composta de seis salas de aula, com capacidade para atender até 810 alunos nos três turnos (manhã, tarde e noite)

Camará é um distrito do município de Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza, localizado às margens da BR 116. O local, que tem a segunda população do município, com aproximadamente 10 mil habitantes, recebeu, na sexta-feira (17), a nova escola de ensino médio Francisco Nailton Cavalcante de Lima.

web 170217 ESCOLA AQUIRAZ MG 4991Foram investidos R$ 4,1 milhões, provenientes dos Governos Federal e Estadual, para construir, mobiliar e equipar a unidade de ensino. Antes, os alunos estudavam em uma escola municipal, por falta de um espaço adequado. A estrutura é composta de seis salas de aula, com capacidade para atender até 810 alunos nos três turnos (manhã, tarde e noite).

O governador Camilo Santana comemorou mais esta inauguração e afirmou que mais escolas serão inauguradas. "Inauguramos mais esta escola de ensino médio e temos mais de 70 em construção em todo o Ceará, vamos continuar os investimentos em educação. Hoje quase 25% das escolas são em tempo integral, porque nós acreditamos que o melhor caminho para o desenvolvimento do Ceará é a educação ".

Entre os trabalhadores da obra, o ferreiro armador Antônio Neudo Ferreira de Lima, pai do jovem Nailton, que empresta o nome à nova escola. "Ele acompanhou a construção da escola, e tinha o sonho de estudar aqui, não deu, porque a doença abreviou a vida. Mas hoje eu vejo um pouco do meu filho nos jovens que estão aqui", declarou emocionado.

O novo prédio passa a contar com laboratórios de Informática, Física, Química, Biologia e de Matemática, salas para o grêmio estudantil, vídeo e uma biblioteca. O prédio dispõe ainda de anfiteatro e um ginásio poliesportivo. "Uma escola dessa é a realização de um sonho para a juventude de Camará e de todo o município de Aquiraz. Nossos alunos criaram uma relação de pertencimento com a escola e agora temos condição de oferecer educação de qualidade para os nossos alunos", afirmou Bosco Lucena, diretor da Escola.

web 170217 ESCOLA AQUIRAZ MG 4961Para os alunos, o novo prédio também é motivo de comemoração. Para Marcelo Silva Abreu, de 18 anos, que está cursando o segundo ano do ensino médio, a nova escola representa a realização de um sonho. "Faz tempo que a comunidade sonhava com uma escola como esta. Temos laboratórios estruturados, e podemos aproveitar essas condições para aprender nos preparar para o Enem e para a nossa vida, depois daqui". Marcelo quer estudar Psicologia.

web 170217 ESCOLA AQUIRAZ MG 4949José de Freitas Júnior, colega sala de Marcelo, também comemora a nova estrutura da escola. "Temos todo o material que precisamos para as nossas aulas práticas, a comunidade só tem que agradecer e comemorar". Maria Edilane Pereira afirmou que a nova escola é uma conquista, fruto de um esforço da comunidade. "Se a gente correr atrás dos nossos sonhos a gente consegue alcançá-los e temos toda uma estrutura pronta para nós corrermos atrás dos nossos sonhos".

O secretário da Educação, Idilvan Alencar afirmou que o Ceará está colhendo os frutos de uma política continuada. "Tivemos importantes resultados no Ideb e em breve vamos divulgar que o Ceará alcançou melhorias no resultado do Enem. Só para se ter uma ideia em 2016, foram 10 alunos da rede pública aprovados em Medicina, e neste ano tivemos mais de 25", anunciou o secretário.

web 170217 ESCOLA AQUIRAZ MG 5045A comunidade escolar desenvolverá diversos projetos, como o Professor Diretor de Turma, que mantém um professor da unidade de ensino como diretor de uma turma para acompanhar todo o desempenho escolar destes estudantes até o final de sua escolarização, identificando vulnerabilidades, fazendo as intervenções necessárias. Outra ação importante é a Educação de Jovens e Adultos (EJA) articulada à Qualificação Profissional. Destinada aos maiores de 18 anos que se encontram fora da escola, e retornam para concluir o ensino médio, a iniciativa visa proporcionar melhor qualificação para o mundo do trabalho.

Para o prefeito de Aquiraz, Edson Sá, a escola é uma referência para o Ceará e toda a Região Metropolitana. "Esta escola do Camará não deixa a desejar para nenhuma escola particular do Ceará, principalmente pela estrutura, com laboratórios modernos e espaço adequado para o ensino".

web 170217 ESCOLA AQUIRAZ MG 4975Além de fortalecer o acesso à educação, a nova escola também tem o objetivo de melhorar a qualidade da aprendizagem para os alunos que saem do Ensino Fundamental e ingressam no Ensino Médio. Localizada nos arredores de um polo industrial, a unidade de ensino oferece a oportunidade aos jovens de prosseguir com os estudos e, posteriormente, concorrer a uma vaga no mercado de trabalho sem sair da comunidade onde vivem.

O governador Camilo Santana lembrou Darcy Ribeiro. "Quem não investe em educação hoje, vai ter que investir em presídios amanhã, e a nossa decisão de investir em educação é para garantir um futuro melhor para os nossos jovens e esta escola de Camará representa isso", concluiu.

Compareceram ao evento, a vice-governadora Izolda Cela, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Albuquerque, além dos deputados estaduais Augusta Brito, Fernando Hugo, Evandro Leitão, Walter Cavalcante, Bruno Gonçalves, a ex-prefeito de Aquiraz, Ritelza Cabral, o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Salmito Filho, além de secretários municipais e lideranças políticas de Aquiraz.