quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

FRENTE PARLAMENTAR E SESA VÃO DEBATER AÇÕES DE COMBATE AO AEDES AEGYPTI

Frente Parlamentar e Sesa vão debater ações de combate ao Aedes aegypti  
  A Frente Parlamentar de Combate ao Aedes Aegypti da Assembleia Legislativa vai se reunir com o secretário da Saúde do Estado, Henrique Javi, para discutir ações conjuntas de combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. A informação é do presidente do Colegiado, deputado Carlos Matos (PSDB).
De acordo com o parlamentar, o aumento de casos de chikungunya era algo que estava prenunciado, por isso é fundamental a guerra contra o Aedes aegypti. "A preocupação com o chikungunya é que ele é um arbovírus muito mais agressivo e pode gerar um colapso na rede hospitalar do Estado", afirmou.
Carlos Matos disse ainda que a Frente Parlamentar de Combate ao Aedes aegypti esperou que os novos prefeitos e secretários da saúde assumissem seus cargos porque, segundo ele, "somente com o apoio deles é que seremos capazes de fazer um trabalho mais vigoroso".
Segundo a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), as notificações de febre chinkungunya, doença transmitida pelo Aedes aegypti, aumentaram mais de 1.000% no Ceará, nas cinco primeiras semanas de 2017, quando comparado com igual período do ano passado.
Independência e Baturité são municípios que apresentaram altos índices de chinkungunya este ano: 275 e 415 notificações, respectivamente.