segunda-feira, 22 de outubro de 2018

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DA REPÚBLICA DOMINICANA CONHECE POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE SOBRAL

A rede pública municipal de Sobral, além de servir como modelo para renovação na educação de outros municípios brasileiros, também tem seu trabalho reconhecido por outros países. Representantes do Ministério da Educação da República Dominicana (Minerd) e integrantes da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), estiveram em Sobral, dias 17 e 18 de outubro, e conheceram de perto a política educacional implementada ao longo dos últimos 21 anos nas escolas municipais.

Na quarta-feira (17/10), o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, esteve reunido com a diretora de educação primária do Minerd, Barbarita Herrera; com a especialista em educação da OEI na República Dominicana, Berenice Pacheco Salazar; e a assessora Maria Roque. O objetivo da visita é buscar meios de aprimorar as políticas de aprendizados em leitura e escrita na educação básica da República Dominicana. Também participaram da reunião as coordenadoras de Ensino Fundamental, Edna Carvalho; de Desenvolvimento da Aprendizagem e da Gestão Pedagógica, Jamille Fonteles; e de Gestão Escolar, Sâmia Linhares.

Já na quinta-feira (18/10), os visitantes conheceram na prática o funcionamento dessas políticas educacionais ao visitarem a Casa da Avaliação de Sobral e a Escola Municipal José da Matta."Os resultados de Sobral são importantes para nós, pois estamos promovendo uma reforma educativa e também na alfabetização em nosso país. Aqui observamos muita renovação. O que mais me impressionou foi como se preocupam com o nível de aprendizagem e o trabalho feito pelo coordenador pedagógico em parceria com o coordenador administrativo para o funcionamento efetivo das escolas", destacou a diretora de educação primária do Minerd, Barbarita Herrera.