domingo, 21 de outubro de 2018

PADRE OSVALDO CHAVES - A CINCO DO CENTENÁRIO

(Por Artemísio da Costa)
Neste domingo (21), Sobral e região festejarão o nonagésimo quinto natalício do Padre e Mestre Osvaldo Carneiro Chaves, pessoa merecedora das maiores manifestações de respeito e carinho. Não somente da parte do clero, dos católicos e de ex-alunos, mas também de milhares de pessoas que continuam a receber dele grandes ensinamentos.

Independentemente de local e horário, suas lições contagiavam e continuam contagiando, quer vindas dos púlpitos das igrejas, das salas de aulas ou de um simples bate-papo. Sempre corroboradas pela maneira simples, correta e exemplar com que Padre Osvaldo tem pautado toda a sua existência.

OSVALDO CARNEIRO CHAVES nasceu no sítio Angelim, distrito de Sambaíba, na Granja (CE), em 21 de outubro de 1923. Eram seus pais Manuel Alves Chaves e Maria Carneiro Chaves. Granjense de berço, mas sobralense de coração e por Título de Cidadania, Padre Osvaldo é um dos mais virtuosos e honrados sacerdotes da Igreja Católica. É, também, responsável pela formação educacional de várias gerações de sobralenses e de pessoas de outros municípios.

Foi ordenado a 08 de dezembro de 1951, aos 28 anos, na catedral de Sobral, por Dom José Tupinambá da Frota. Além de Sobral, Padre Osvaldo Chaves exerceu seu ministério sacerdotal em Crateús, Acaraú e São Benedito. Concomitantemente a isso, nelas também atuou no magistério, como professor de Francês, Grego, Latim, Música e, especialmente, de Português, do qual é um dos maiores conhecedores neste País.

De forma quase unânime, seus ex-pupilos garantem que “Era único seu jeito de lecionar. Mestre Osvaldo dava aula não apenas para dotar seus alunos de conhecimentos curriculares. Ele se esmerava para estimulá-los a serem cidadãos de bem, conscientes dos seus direitos e dos seus deveres”. Prova disso é o grande número dos que hoje são destacados profissionais em diversas atividades no País e até fora dele. A maioria considera difícil esquecer o “Padre da bicicleta” Monark Brasil Ouro 1966.

Curiosidade: Em Acaraú (CE), o nome do sacerdote virou símbolo de cultura, correção e honestidade. Lá, durante muito tempo, quando alguém demonstrava ter (ou tentava ter) esses atributos, dizia-se: ‘És um verdadeiro Padre Osvaldo!” ou “Só queres ser Padre Osvaldo!”.

Além do magistério, este respeitado sacerdote realizou um grande trabalho pastoral e social no bairro Dom Expedito e adjacências, em Sobral. Dentre suas diversas benfeitorias, lá construiu o cemitério Santa Marta, hoje pertencente ao bairro Parque Santo Antônio, e colaborou na construção da igreja de São Pedro.

Em 1981, depois de trinta anos de magistério, maior parte deles dedicada ao Colégio Sobralense, o incansável Mestre se aposentou. Somente em 1985, resolveu permitir a publicação do seu livro de poesias “Exíguas”, obra relançada em 2007. Mesmo aposentado continuou seu belíssimo trabalho social: visitas pastorais na Santa Casa de Misericórdia e Hospital do Coração, além da celebração diária de missa na Capela do Abrigo Sagrado do Coração de Jesus. Atualmente, afastado dessas tarefas, dedica-se aos estudos e às orações.

Padre Osvaldo Chaves sempre foi homem simples, avesso a holofotes e ostentações. Mesmo assim, a força da sua vida e da sua obra tem sido tema de livros. Em Sobral, empresta seu nome a uma rua na Cidade José Euclides (Bairro Terrenos Novos) e outra no Dom Expedito; a uma moderna Escola Pública e à Associação de Moradores; a uma Galeria na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Em 2011 recebeu o Diploma de Sócio-Honorário da Academia Sobralense de Estudos e Letras (ASEL); em 2013, o título de Doutor Honoris Causa, outorgado pela UVA. Também tem sido muito requisitado para entrevistas e reportagens em jornais, rádios e televisão.

Atualmente, o célebre sacerdote enfrenta alguns problemas de saúde e outros decorrentes da própria idade. Isso o levou a ter de se internar há duas semanas no Complexo Hospitalar Dom Walfrido, anexo à Santa Casa de Misericórdia de Sobral. Graças à competência e à dedicação da equipe médica, à sua forte de vontade de viver e à sua fé inabalável, Padre Osvaldo vem superando gradativamente mais essa provação. Lamentavelmente isso vem impedindo um dos seus mais conhecidos hábitos, que é permanecer “agarrado” a seus livros e produzindo belas poesias, como sua mais recente intitulada “O grande sono”.  

Chegar aos 95 anos, com vontade de viver mais ainda, e comemorá-los conscientemente e com alegria, como faz Padre Osvaldo, não é privilégio para todos. Para muitos que recebem esse direito, esse certificado de missão cumprida, que sugere usufruir ao máximo dos louros das vitórias e das homenagens merecidas, não é o bastante para minorar o sofrimento decorrente dos achaques, especialmente doenças, que surgem gradativamente com o avançar dos anos. 

Mas no caso de nosso querido Osvaldo não é bem assim! Até nesses momentos de provação pontificam suas qualidades de grande sábio. E mesmo nesse exílio forçado no hospital, com muita lucidez e vontade de aprender cada vez mais para servir e para ensinar mais ainda, Padre Osvaldo Carneiro Chaves permanece repassando lições de vida, extraídos de mais essa experiência que está vivenciando. Assim, confirma-se que ele continua sendo um fiel cumpridor da tarefa que Deus lhe confiou: Só fazer o Bem. Sempre!
Parabéns, Amado Mestre Pe. Osvaldo Carneiro Chaves!