quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

REEDUCANDOS DE GUARACIABA DO NORTE REALIZAM PROVAS DO ENEM

Doze reeducandos da Cadeia Pública de Guaraciaba do Norte concluíram, nesta quarta-feira (12/12), o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL 2018). As provas aplicadas em dois dias tiveram início na terça (11).
Assim como o Enem Nacional, as provas para presos adultos são elaboradas e realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), porém são aplicadas nas unidades penais.
“O acesso ao teste aumenta as chances de inserção no mercado de trabalho e contribui para a não reincidência criminal, bem como para um processo de cumprimento de pena humanizado”, ressalta a juíza Juliana Bragança Fernandes Lopes, titular da Vara Única da Comarca.
Antes da adesão ao Enem PPL, os responsáveis pedagógicos de cada unidade prisional informam aos detentos as datas e outras informações relacionadas à prova e, então, os detentos manifestam interesse na participação do processo seletivo.
São os responsáveis pedagógicos de cada unidade que fazem as inscrições dos internos no Enem PPL, acessam os resultados obtidos pelos participantes e também pleiteiam a participação do reeducando no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e em outros programas de acesso à Educação Superior.
Nessa terça foram aplicadas as provas de redação, linguagens, códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias. Já nesta quarta, as provas foram de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias.
Segundo a magistrada, a educação prisional é uma das garantias de ressocialização ofertadas às pessoas privadas de liberdade na Cadeia Pública de Guaraciaba do Norte, além dos projetos de remição pela leitura e remição pelo trabalho artesanal, que já são realizados na Comarca.