terça-feira, 25 de junho de 2019

AEROPORTO DE FORTALEZA CONTA COM NOVA ÁREA DE CHECK-IN A PARTIR DESTA TERÇA-FEIRA

Com a entrega de parte da obra no terminal de passageiros, o governador Camilo Santana afirma que o equipamento na Capital se torna o melhor aeroporto do Norte e Nordeste do Brasil
As obras de ampliação do terminal de passageiros seguem colaborando para que o Aeroporto de Fortaleza se estabeleça como um importante centro de conexões aéreas para o mundo. A partir desta terça-feira (25), entra em funcionamento a nova área de check-in nacional e internacional. O governador Camilo Santana participou da visita ao espaço recém-construído, na tarde desta segunda-feira, acompanhado da CEO da Fraport Brasil, Andrea Pal, do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, do secretário do Turismo, Arialdo Pinho, do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual José Sarto, além de outras autoridades políticas estaduais e imprensa.
Na ocasião, foram apresentados pela Fraport – empresa responsável pela administração do aeroporto – os ganhos estruturais e de serviços garantidos pelas intervenções no setor de check-in. Com as obras nos terminais de passageiros, o Aeroporto de Fortaleza mais do que dobrará o tamanho do antigo equipamento, passando a contar com mais de 60 mil m². No que se refere à nova área de check-in, serão ofertados 50% a mais de capacidade para passageiros, com estrutura mais moderna (40 entradas para voos domésticos e 20 para voos internacionais), com mais iluminação, mais tecnologia, com esteiras automatizadas, e acesso exclusivamente dedicado à prestação do serviço específico, localizando-se na parte térrea do aeroporto separado dos setores de embarque e desembarque.
Em coletiva, o governador Camilo Santana enfatizou que a obra transforma o Aeroporto de Fortaleza no melhor do Norte e Nordeste, e destacou o empenho do Governo do Ceará, através de pactuações com as empresas aéreas e com a administradora do aeroporto, em tornar cada vez mais a Capital um ponto de entrada do mundo para o Nordeste brasileiro por meio do hub aéreo.
“Nós vamos ter aqui, não tenho dúvidas, o melhor aeroporto do Norte e Nordeste do Brasil. É um aeroporto que está mais do que dobrando a sua área construída, com qualidade, com modernidade, eficiência, tecnologia, com esteira de bagagens do alto padrão mundial. Isso é importante para consolidar o equipamento dentro daquilo que nós estamos trabalhando juntamente com a cidade, que é fazer de Fortaleza um grande centro de conexões aéreas. Conectar Fortaleza com o mundo”, disse o chefe do Executivo.
Camilo destacou ainda a importância das intervenções no equipamento para fortalecer o desenvolvimento econômico na Capital. “A transformação do aeroporto significa mais empregos, mais oportunidades e mais turistas. O Aeroporto de Fortaleza é um dos que mais crescem no Brasil no último ano, desde os novos voos iniciaram”, complementou.
Segundo a CEO da Fraport, Andrea Pal, nos próximos quatro dias todas as empresas aéreas estarão mudadas da parte antiga para a parte nova do check-in. “Como se pode ver, na parte nova temos mais luz, mais espaço, os banheiros são enormes, e toda a experiência do passageiro passa a ser muito boa. Teremos 50% a mais de capacidade para os passageiros na área de check-in. Teremos ainda mais crescimento no fluxo”, reforçou.
O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, destacou a parceria do Governo do Ceará com a Prefeitura de Fortaleza para melhorar a Capital para além do aeroporto, com intervenções em mobilidade urbana, transporte, lazer e todo um campo de serviços que garantem a boa estadia de turistas na cidade cearense. “O turismo é o nosso grande potencial. A despeito de um momento de estagnação da economia brasileira, o turismo tem tido um impacto econômico de toda rede de comércio pelo fluxo de passageiros que passam por Fortaleza. Daí a importância de investir em qualidade dos serviços”.

Obras do Aerporto

As obras da Fraport em Fortaleza se encontram 78% concluídas. Com investimento total de R$ 1 bilhão, a entrega do terminal de passageiros tem previsão de ocorrer até maio de 2020, enquanto a inauguração da nova pista deve acontecer até dezembro de 2021.

Mais voos

Na última sexta-feira (21), Camilo Santana assinou em Madri, na Espanha, acordo com o Grupo Globalia para a realização de dois voos diretos por semana entre o Ceará e a capital espanhola. Os voos, que serão realizados pela empresa Air Europa, iniciam no dia 1º de dezembro do ano corrente.