
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), acredita que a reforma da Previdência será aprovada com "uma boa margem" de votos no plenário da Casa, na próxima semana. Após reunião na residência oficial, com lideranças partidárias e representantes do governo, no último sábado (6/7), Maia disse que há ambiente político favorável para votar a matéria em primeiro turno entre terça (9/7) e quarta-feira (10/7).
Sem divulgar quantos votos ele acredita que a matéria teria hoje, no plenário, o deputado se disse "confiante" na aprovação. "Acho que o resultado do primeiro turno, no meu ponto de vista, vai surpreender a todos", afirmou. Para que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2019 seja aprovada, precisa de 308 votos, ou seja, apoio de três quintos dos 513 deputados da Casa.
"Nós vamos ganhar, com uma boa margem para uma matéria que, até um ano atrás, era muito difícil você chegar neste momento com uma perspectiva de vitória", projetou Maia. Ele avalia que há, hoje, um ambiente de compreensão dos deputados sobre o assunto. "Se o Parlamento compreende a importância da matéria, é porque a sociedade compreende", acredita.