sábado, 27 de julho de 2019

PREFEITURA ESTUDA IMPLANTAÇÃO DE LINHAS DE TRANSPORTE PÚBLICO


A Prefeitura de Sobral estuda a implantação de quatro linhas para transporte público no município. A ação está dentro do Plano de Mobilidade, que prevê, ao todo, sete linhas. O projeto piloto deverá atender às zonas de maior demanda de estudantes e àquelas mais afastadas das linhas do VLT.
Uma equipe da Coordenadoria de Transporte da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) apresentou, nesta quarta-feira (24/07), durante reunião com o prefeito Ivo Gomes, um plano inicial das ações. O momento também contou com a presença da secretária do Urbanismo e Meio Ambiente, Marília Ferreira Lima.
Um período de testes marcará o início da implantação do novo sistema: as rotas serão ajustadas conforme as necessidades, para atender a população de forma mais satisfatória; e equipamentos serão utilizados para coletar informações, como os horários e locais de maior fluxo.
Assim como no metrô, os usuários possuirão um cartão que será recarregado nos mesmos pontos de venda do VLT. Esses pontos podem ser expandidos a supermercados e farmácias, por meio de parcerias com a gestão municipal. A Prefeitura estuda ainda a criação de um aplicativo, que possibilitará a recarga online, semelhante à realizada pelas operadoras de celular.
Devido a infraestrutura viária de Sobral, serão utilizados midi ônibus, com capacidade para 21 pessoas sentadas e 21 em pé. A bilhetagem será 100% eletrônica e a frota monitorada. Os veículos serão, ainda, climatizados.