A segurança pública cearense ganhou na manhã desta segunda-feira (5) um grande reforço estrutural com a inauguração do novo complexo do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), instalado na Praia do Futuro, em Fortaleza. O equipamento é uma parceria do Governo do Ceará, Prefeitura de Fortaleza e Grupo M. Dias Branco, responsável pela construção e compra de equipamentos e mobílias, totalizando um investimento de R$ 17 milhões. A manutenção do espaço ficará a cargo do Estado. A solenidade de inauguração contou com a presença do governador Camilo Santana, do prefeito de Fortaleza em exercício, Moroni Torgan, e da presidente do Conselho Administrativo do M. Dias Branco, Maria Consuelo Dias Branco.
O novo complexo vai abrigar 968 policiais militares de quatro unidades de policiamento, que são o Comando de Policiamento de Choque, o Batalhão de Comando Tático Motorizado (Cotam), o Batalhão de Comando de Distúrbios Civis (CDC) e o Batalhão de Operações Especiais (Bope). Camilo Santana destacou a importância que a estrutura entregue vai representar para a segurança pública do estado.
“Aqui é o que há de mais arrojado do ponto de vista da arquitetura, construção civil, equipamentos. Não tenho dúvidas que esse complexo vai contribuir, conjuntamente com todas as ações que o Estado tem feito, para diminuir a violência, combater a criminalidade e garantir mais paz para a sociedade cearense. O Choque precisava de uma estrutura nova, a outra era muito antiga. Aqui funcionam batalhões especiais”, destacou Camilo.
O governador enfatizou ainda os ganhos que a população do Ceará tem tido através das parcerias entre o poder públicos e as empresas. “Isso aqui é fruto da parceria com a iniciativa privada. Encontramos no senhor Ivens (Dias Branco) um parceiro – inclusive o último ato oficial dele em vida foi assinar o protocolo desse complexo. A partir da discussão com o Grupo M. Dias Branco veio a ideia desse batalhão aqui (na Praia do Futuro), uma área com acessibilidade, fácil deslocamento e em uma região turística importante para Fortaleza, então uniu uma série de fatores”, reforçou Camilo, que entregou à viúva de Ivens Dias Branco uma placa de agradecimento pela parceria.
O novo complexo do CPChoque foi construído em um espaço de 10.000 m², sendo 3.300 m² de área construída. O espaço possui uma piscina semiolímpica, academia de musculação com aparelhos novos, gerador de energia, quadra poliesportiva, auditório com capacidade para 80 pessoas, alojamentos, banheiros, escritórios e copa.