quinta-feira, 26 de setembro de 2019

100 ANOS DE VIRGÍLIO TÁVORA: ALCE HOMENAGEIA EX-GOVERNADOR DO CEARÁ

A Assembleia Legislativa homenageia em sessão solene, às 18h30 desta quinta-feira (26), o ex-deputado federal, ex-senador e ex-governador do Ceará, Virgílio Távora, que completaria 100 anos de nascimento no próximo dia 29 de setembro. Na ocasião, será entregue a Medalha Virgílio Távora ao escritor César Barreto, que fora aliado de Virgílio e ex-deputado estadual constituinte na Casa.
A homenagem foi proposta pelos deputados Evandro Leitão (PDT) e Heitor Ferrer (SD), subscrita por diversos outros parlamentares. Um deles, o deputado Salmito Filho (PDT), usou de seu tempo no primeiro expediente da sessão plenária desta quarta-feira (25) para exaltar os feitos de Virgílio Távora e convidar a população para o evento. “É um reconhecimento supra-partidário, de que o homem público tem que ter as suas convicções ideológicas, partidárias, tem que ter lado, e ao mesmo tempo tem que ter a capacidade, na minha avaliação, de diálogo com todos, porque a população não é uma parte, não é um partido, a população é um todo. E uma das marcas do extraordinário homem público Virgílio Távora era a capacidade de diálogo com os adversários eleitorais e com os adversários ideologicamente falando”, disse Salmito ao Blog do Edison Silva.
Para o parlamentar, o ex-governador “inaugurou a modernidade cearense”, sendo um desenvolvimentista, principal responsável pela chegada da energia elétrica no Ceará, vinda da Usina de Paulo Afonso, na Bahia, na década de 1960.