segunda-feira, 18 de novembro de 2019

CALENDÁRIO DAS ELEIÇÕES PARA PREFEITO


Calendário eleitoral de 2020
Em ano de eleições municipais é importante estar atento ao calendário eleitoral 2020 para que se possa estruturar melhor as campanhas eleitorais e suas ações.
Muito embora o Tribunal Superior Eleitoral – TSE, não tenha divulgado oficialmente o calendário eleitoral 2020, se nos basearmos nas datas das eleições passadas e nos prazos que constam da legislação eleitoral, podemos fazer um esboço inicial de datas para o próximo pleito.
Prepare sua equipe e comece a planejar suas estratégias de marketing político digital eleitoral para não perder o timming de campanha.

Calendário Eleitoral 2020 – Período Pré-Eleitoral

1º de janeiro
A partir desta data, os institutos de pesquisa são obrigados a registrar no TSE qualquer tipo de pesquisa eleitoral. A partir do primeiro dia do ano também está proibida qualquer distribuição de bens pelo pode público e programas sociais ligados a candidatos e partidos políticos.
5 de março
Pelas nossas estimativas, esta será a data limite para o TSE expedir orientações sobre as eleições municipais de 2020.
4 de maio
Último dia para os eleitores transferirem ou retirarem o título de eleitor.
10 de junho
Pelo calendário eleitoral para as eleições de 2012, a partir desta data, podem-se realizar as eleições internas para as coligações escolherem os candidatos a prefeito, vice e vereador.

Após esta data, também é possível utilizar o direito de resposta, formalizar contratos para a formação de comitês. A partir desta data, é proibido aos candidatos apresentar ou comentar programas de rádio e TV.
30 de junho
Segundo o calendário eleitoral 2020 divulgado pelo TSE este será o último dia para a escolha de candidatos e convenções partidárias.

Calendário Eleitoral 2020 – Período Pré-Eleitoral

Como dissemos no início desta matéria, as datas do calendário eleitoral 2020 foram estivadas tendo-se como base as eleições de 2018 e os prazos determinados por leis e outras regulamentações que determinam estes eventos.
Como O TSE ainda não fez a divulgação oficial do calendário eleitoral para as eleições municipais de 2020, podemos usar as datas abaixo como referência para o planejamento de campanhas de marketing político para o pleito.
1º de janeiro de 2020
A partir desta data, os institutos de pesquisa são obrigados a registrar no TSE qualquer tipo de pesquisa eleitoral.
A partir do primeiro dia do ano também está proibida qualquer distribuição de bens pelo poder público e programas sociais ligados a candidatos e partidos políticos.
5 de março de 2020
Pelas nossas estimativas, esta será a data limite para o TSE expedir orientações sobre as eleições municipais de 2020.
4 de maio de 2020
Este deverá ser o último dia para os eleitores solicitem alterações em seus títulos eleitorais como a transferência ou retirada do documento nas zonas eleitorais.
Esta também é a data para a troca de domicílio eleitoral, uma das principais mudanças nas eleições para vereador em 2020.
13 de junho de 2020
Data de início para a seleção e nomeação dos mesários que serão os responsáveis por orientar os eleitores nos dias de votação.
5 de julho de 2020
A partir desta data os candidatos em busca de indicação do seu nome pelo partido, têm autorização pata darem início à propaganda intrapartidária.
20 de julho a 5 de agosto
Neste período deverão ser realizadas as convenções partidárias para oficializar as candidaturas para vereadores e prefeitos.
3 de agosto de 2020
Data final para a solicitação da segunda via do título de eleitores que estejam fora do domicílio seu domicílio eleitoral.

Calendário Eleitoral 2020 – Período Eleitoral

31 de agosto de 2020
Em nossa projeção de calendário eleitoral 2020, esta será a data para o início da propaganda eleitoral gratuita no rádio, televisão e também para as campanhas de marketing político eleitoral na Internet, regidas pela legislação específica para este canal.
2 de outubro de 2020
Último dia para divulgação de propaganda política em jornal e internet.
3 de outubro de 2020 – Véspera das Eleições Municipais de 2020
Segundo o calendário eleitoral 2020 esta será o último dia para utilizar carros de som e alto-falantes para propaganda de candidatos. Também é o último dia para distribuição de santinhos e outros materiais gráficos e também para fazer caminhadas e carreatas a favor de candidatos.
4 de outubro de 2020 – Dia das Eleições do Primeiro Turno
De acordo com o calendário eleitoral 2020, às sete horas da manhã começa a instalação das seções eleitorais e montagem das mesas. Se houver ausência, eleitores presentes no local poderão ser convocados.
A partir das oito horas serão realizadas as eleições. O horário de votação se encerra exatamente às 17 horas. A partir deste horário começa a apuração dos votos e divulgação dos vencedores das eleições.
27 de outubro de 2020 – Eleição para o segundo turno

As eleições em segundo turno serão iniciadas às 8 horas da manhã e encerradas às 17 horas da tarde.
Os procedimentos obedecerão às mesmas regras listadas para a realização da votação no primeiro turno. O resultado final deverá ser divulgado no mesmo dia.